TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Monografias: Estudo De Caso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  3.607 Palavras (15 Páginas)  •  1.311 Visualizações

Página 1 de 15

Estudo de caso

Pág. 41

1 – O que leva a Apple a entrar no mercado de celulares?

R: A nova tecnologia que proporciona na maior nível de entretenimento, como a interface touch – screen.

2 – Essa ação é consistente com a visão de Steve Jobs para Apple?

R: Sim, pois Steve Jobs já havia feito um laboratório com o ipod mp3, mostrando uma grande inclinação dos consumidores (jovens) por entretenimento e interatividade.

3 – Qual foco estratégico essa jogada sinaliza? Que alternativas estão abertas para a Apple e como ela poderia persegui-las?

R: O foco da Apple, nesta jogada marketing com os smartphones é criar um novo conceito de aparelho eletrônico, focado no entretenimento e interatividade, visando assim à liderança no mercado de aparelho eletrônica.

Pag. 68

1 – Quais pressões competitivas contribuíram para a saída de Virgin do mercado francês? Se as lojas francesas da Virgin não servem para a companhia, por que elas têm valor para a Lagardere Media?

R: As pressões que contribuíram para a saída da Virgin do mercado foram às quedas no mercado da música e reinvesti mentos em setores mais rentáveis como telefonia celular, em contra partida as lojas virgin tem grande valor estratégico para Lagardere media, empresa francesa de publicação, distribuição e mídia, de se firma no mercado de varejo francês e europeu.

2 – Sr. Richard diz que está deixando de investir não por causa da competição do mercado francês, mas por causa da turbulência competitiva que ronda a música e a internet. Avalia o grau de turbulência desses mercados.

R: O mercado da música e internet sofrem de turbulência gerada pelo fácil e gratuito acesso dos usuários a este produto. Como sites de Downloads de trabalhos artísticos inteiros de forma ilegal e pirataria.

3 – A Virgin é uma companhia peculiar que tem entrado e saído de vários mercado. Que orientação a Matriz de Vantagem Competitiva oferece para entender o mercado nos quais a Virgin entrou (vodca, refrigerantes de cola, seguros), aqueles que ela abandonou (produtora musical, hipotecas, pequenas lojas de discos) e aqueles nos quais ela continua (linhas aéreas, telefones celulares)?

R: Matriz de vantagem competitiva nos mostra uma tendência da Virgin de investir em áreas de grande expansão e alta rentabilidade.

Pág. 401

1 – A preocupação ambiental é realmente uma tendência para o futuro ou apenas um modismo que mudará em breve?

R: A preocupação Ambiental é realmente uma tendência para o futuro devido as exigência do próprio consumidor e gerar uma economia ás empresas. É mais viável a empresa se adaptar ao sistema “ISSO” do que remar contra essa tendência. Tendo também a concorrência que fará um marketing muito forte com esse conceito.

2 – Que outras tendências de futuro terão impacto sobre as empresas?

R: O alto nível de tecnologia nas empresas vai fazer com que aumente o desemprego e com esse fator ocorre tara uma diminuição da produção, devido á uma economia fraca que vai estabelecer com o baixo consumo. Que de alguma forma as empresas vão ter que aliar tecnologia e Mão de obra.

3 – Analise o impacto da preocupação ambiental na demanda e no design de automóveis, casas, serviços de entrega em domicílio e serviços de entretenimento.

R: A uma analise muito forte com a preocupação ambiental no setor de automóveis, casas e etc. No setor automobilístico estão sendo criados carros menores, com isso menos consumo de combustíveis, motores hídricos e elétricos baixando a emição de co². No setor imobiliário á construção civil tem uma tendência ainda mais ampla em impacto ambiental existem vários projetos como: substituição do tijolo para o bloco concreto, placas solares menores consumo elétrico, madeiras de reflorestamento e etc.

Pág. 83

1 – como o uso da s técnicas alternativas facilita a inovação e a competitividade das empresas?

R: Com o uso de técnicas alternativas as empresas podem atingir de forma mais direta e permanente o interesse do consumidor, pois buscam quais são os anseios da demanda frente às opções que o mercado disponibiliza, atuando assim no encurtamento desta lacuna.

2 – Quais as diferenças entre as pesquisas observacionais e as etnográficas e como cada uma pode ser usada de melhor forma pelas empresas?

R: As pesquisas observacionais são uma representação estática de um determinado fenômeno e um determinado momento, contrario a pesquisa etnográfica que busca a razão pelo qual o individuo pensa e age de determinada forma, podendo antecipar esses comportamentos com técnicas antropológicas que antecipam possíveis tendências com base na realidade do consumidor.

3 – Em quais situações o uso do geomarketing é mais adequado?

R: O geomarketing é mais adequado para situações onde o produto deve ser segmentado, por razões econômicas, sociais e culturais, ou seja, antes de abrir um fast food verificar se a comunidade local tem habito de comer fora, se a renda permite uma constância deste comportamento e se não há conflito com produtos locais.

Pág. 360

1- Qual é a relação entre endomarketing e a qualidade de serviços no setor de transporte aéreo?

R: O endomarketing é fundamental para a qualidade de serviço no setor de transporte aéreo e de tal forma em qualquer outra área. Se o funcionário não tiver o orgulho, prazer e confiança na empresa que trabalhe, não há vera nem uma motivação para que produza no seu melhor, nem bons salários muda este quadro.

2 – Quais programas de endomarketing a British Airways poderiam adotar para evitar mais inquietações internas? Até que ponto esses programas podem ser estendidos aos parceiros externos?

R: Para fazer que o mercado externo responda positivamente aos estímulos que lhe são dirigidos, a empresa terá que garantir que seu mercado interno, colaboradores e empregados sejam capazes de cumprir as promessas feitas aos consumidores.

O esforço interno para que isso aconteça depende de vários fatores, tais como: tarefas estimulantes e ambientes de trabalho motivador. Parece, contudo, que o grande desafio é fazer que o empregado responda favoravelmente às

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com