TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genero Narrar

Monografias: Genero Narrar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ELIANA MARY SANTOS COSTA

GÊNERO TEXTUAL DO AGRUPAMENTO DO NARRAR

LINGUAGEM CORPORAL

Ribeirão das Neves

2013

ELIANA MARY SANTOS COSTA

GÊNERO TEXTUAL DO AGRUPAMENTO DO NARRAR

LINGUAGEM CORPORAL

Produção Textual Interdisciplnar individual do 6º Semestre apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Ribeirão das Neves

2013

Texto 1

Gênero textual do agrupamento do narrar

Os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social, os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia. São entidades sócio-discutivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer situação comunicativas, caracterizam-se como eventos textuais altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos, surgem emparelhados a necessidades e atividades socioculturais, bem como na relação com inovações tecnológicas, o que é facilmente perceptível ao se considerar a quantidade de gêneros textuais hoje existentes em relação a sociedades anteriores à comunicação escrita.

Dalz e Schneuwly (1996) vislumbrando o processo ensino/aprendizagem, propuseram cinco agrupamento de gênero com base e três críticos: domínio social da comunicação a que pertencem; capacidades de linguagem envolvidas na produção e compreensão desses gêneros e sua tipologia.

O agrupamento da ordem do relatar, argumentar, expor, descrever ações, o gênero em destaque é o do narrar cujo domínio é o da cultura literária ficcional, marcadas pela mimesis da ação através da criação , da intriga no domínio do virosímil. Gêneros literários dentro do estilo narrativo:

• Romance: é uma narrativa longa geralmente dividida em capítulos, possui personagens variadas em torno das quais acontece a história paralelas a essa, pode apresentar espaço e tempo variados.

• Novela: é um modulo mais complicado do romance e também mais dinâmico, é dividida em episódios, são contínuos e não tem interrupções.

• Conto: é uma narrativa curta, que gira em torno de um só conflito com poucos personagens.

• Crônica: é uma narrativa breve que tem por objetivo comentar algo do cotidiano; é um relato pessoal do autor sobre determinado fato do dia a dia.

Em relação à seleção de texto, nos PCN (1998) afirma-se que os gêneros existem em números quase ilimitados, variando em função da época, das culturas e das finalidades sociais, de modo que mesmo que a escola se impusesse a tarefa de tratar de todos não seria possível.

Linguagem corporal para a comunicação do aluno

Para ir ao encontro da linguagem do corpo é preciso desenvolver todas as possibilidades do movimento corporal, o que exige a descoberta do próprio corpo pela via da sua sensibilização física e psíquicos do corpo, e suas inter- relações. A linguagem corporal suponha a indispensável preservação dessa unidade corpo-mente, a valorização do próprio corpo e seu cuidado numa tarefa integrada com o desenvolvimento e a educação da personalidade como um todo.

O desenvolvimento corporal permitira a manifestação da personalidade e também um conhecimento mais completo de si mesmo, para fora e, para dentro. Por outro lado, isso possibilitará uma comunicação mais fluida e uma modificação de atitude geral.

O educador deve ajudar cada aluno a aprender a cuidar de sua integridade, e procurara promover neles uma atitude de auto confiança e segurança diante do que é, do que faz, e dos demais. Essa segurança (serenidade e liberação do medo de agir) tem três apoios :

Saber que se é, sentir-se como se é, que o o organismo funcione em plenitude fisiológica (postura correta, adequada, localização da energia, controle do grau de tonicidade, respiração livre).

Nas palavras de Marcuschi (2008,p.25), a fala “...caracteriza-se pelo uso da língua na sua forma de sons sistematicamente articulados e significativos”. Isso significa que os sons são articulados através de recursos expressivos como os gestos, a mímica e os movimentos do corpo que apesar de fazerem parte de outra ordem, são significativos para compreensão da mensagem que se deseja transmitir. As atividades corporais ampliam as possibilidades expressivos do próprio movimento, utilizando gestos diversos, e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação, atividades a serem exploradas:

Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações, utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, ampliar sua possibilidade de manuseio dos diferentes materiais e objetos, para finalizar, apropriar-se progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando seus seguimentos e elementos, atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.

Texto 2

A importancia do genero textual do agrupamento do narrar com a linguagem corporal

Desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com