TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Industria cultural e manipulação em massa

Por:   •  22/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  1.061 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Com o avanço da tecnologia moderna da indústria cultural, a manipulação de massas expandiu suas fronteiras e assumiu uma postura mais eficaz. O processo da globalização deveria agrupar homens de todo o muno em um só o padrão humanitário e baseado em valores morais. Mas com o capitalismo o objetivo comum é o bem material.

A indústria cultural é hoje em dia o principal veículo de manipulação de massa, os jovens ( futuro da nação) são os mais expostos a esse problema, uma vez que neles o efeito do capitalismo é diariamente reforçado com os fenômenos midiáticos.

Em todo momento existe o desejo de comprar algo novo, sem nem saber ao menos a real necessidade de tal compra. O desejo de ter torna-se grande,  há uma sedução a todo instante por propagandas na mídia.

A imagem também é um objetivo de consumo dessa indústria, a mídia estipula um padrão de beleza. Antes as pessoas eram movidas à saúde,  a busca era por uma vida cada vez mais saudável porém agora, o corpo é um status social.

     

Desenvolvimento

A indústria cultural é um termo criado como forma de crítica que  procurou desmitificar  a ideia de que os meios de comunicação de massa produzem uma cultura popular.  A cultura deixou de ser algo espontâneo e popular e passou a ser produzida por instituições que criam produtos e entretenimentos padronizados para o  grande público.

A noção de identidade é um processo que forma a auto – imagem, a união de ideias sobre si e sobre o pensamento dos outros sobre você. Um dos meios que promove a montagem dessa identidade é o processo de identificação com o outro ou com moldes de referencia.  E o desenvolvimento dessa prática envolveria uma busca por auto – afirmações, papéis e inserções nas estruturas sócias, formando princípios e valores de conduta resultando numa afirmação pessoal e social, de que se ocupa um lugar no mundo.

A principal motivação do consumidor é a busca de uma identidade própria, pois consumindo é que adquire uma identidade, a sua forma de interagir com o mundo está ligada a sua auto-identidade, como ele se vê e como os outros o vêem, realizando uma troca de identidades. A busca pela satisfação, não deixa espaço para a reflexão.

A lógica capitalista busca igualar a todos. A mesma lógica se perpetua para o resto, se você é pobre é porque não trabalha o suficiente. Com isso a industria cultural promove segundo Adorno e Horkheimer a “homogeneização das consciências”. Isso faz com que os sujeitos passem a se esforçar e trabalhar mais, atendendo assim, a necessidade do sistema, e o sistema se utiliza do homem para circular mercadoria. Não existe nenhuma tecnologia criada para o beneficio do homem, ela existe para atender as necessidades do sistema. E é este pretenso caráter de neutralidade, que permite a ideologia.

O fetiche é criado pela própria mercadoria com seu poder de sedução, na qual ela trará prazer e satisfação, que gera uma necessidade no indivíduo mesmo que esta não exista. Mas isso não se dá de forma inconsciente, pois o indivíduo quer fazer parte da massa, ele precisa ter e consumir aquilo que os outros têm e consomem para tentar se igualar ao outro, e esse comportamento é captado pelo marketing para manipular o desejo do indivíduo. A indústria cultural obtém assim, uma homogeneização dos comportamentos, e a massificação do sujeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com