TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Escrita De Listas

Pesquisas Acadêmicas: Leitura E Escrita De Listas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2014  •  2.358 Palavras (10 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 10

Leitura e escrita de listas

As atividades de leitura e escrita de listas propiciam a reflexão sobre o sistema de escrita. É importante frisar que as listas são textos com propósitos específicos: têm por função organizar dados ou então servem de apoio à memória; assim, procure sempre apresentar aos alunos listas que tenham também um propósito. Além disso, os elementos de uma lista costumam estar organizados de acordo com um critério, e esse critério precisa ser conhecido e compreendido pelos alunos. Isso não acontecerá se o critério da lista for, por exemplo, “palavras que come¬çam com M” - a menos, é claro, que seja uma agenda ou uma lista telefônica.

Apresentamos a seguir algumas sugestões de listas que podem ser usadas em atividades de leitura e de escrita - aproveite-as para desenvolver atividades variadas, seguindo encaminhamentos semelhantes aos propostos aqui.

Para a escrita

Aqui estão algumas listas que você pode usar em atividades de escrita.

 Ingredientes de uma receita.

 Materiais necessários para fazer uma pipa ou outro brinquedo.

 Animais que serão estudados em um projeto.

 Personagens prediletas dos gibis.

 Títulos das histórias já lidas em classe.

Para a leitura

Veja a seguir ou¬tras idéias para construir atividades de leitura.

 Marcar, em uma lista, a história que foi lida no dia anterior.

 Marcar, em uma lista, a história que deseja ouvir novamente.

 Marcar, em uma lista, a história que o professor ditou.

 Localizar em uma lista de frutas quais serão utilizadas na salada de frutas.

 Encontrar em uma lista a brincadeira que já sabe e que pode ensinar aos colegas.

“Na cozinha da bruxa tem...”

Objetivo

 Avançar no conhecimento da escrita ao escrever segundo suas hipóteses e confrontar o que sabe com o colega.

Planejamento

 Quando realizar? Ao longo do ano.

 Organize, durante a semana, vários momen¬tos dedicados a atividades de escrita ou leitura, com o objetivo de favorecer o avanço do que os alunos sabem sobre o sistema de escrita.

 Como organizar os alunos? Em duplas nas quais ambos ainda não dominam o sistema alfabético de escrita e escrevem segundo hipóteses próximas; os que já escrevem convencionalmente também devem formar duplas e desenvolver a atividade.

 Que materiais são necessários? Lápis e papel.

 Duração: cerca de 40 minutos.

Encaminhamento

Antes de começar a atividade, planeje a organização das duplas consideran¬do os conhecimentos dos alunos sobre o sistema de escrita. Lembre-se de, periodicamente, fazer a sondagem para saber em que momento se encontra cada um. Em relação a suas hipóteses de escrita, considere que podem ser agrupados assim:

 alunos pré-silábicos com alunos silábicos com valor sonoro convencional;

 alunos silábicos que utilizam as vogais com seus valores sonoros com alu¬nos silábicos que utilizam algumas consoantes, considerando seus valores sonoros;

 alunos silábicos que utilizam algumas consoantes com seus valores sonoros com alunos silábico-alfabéticos;

Ou

 alunos silábico-alfabéticos com alunos alfabéticos;

Ou

 alunos alfabéticos com alunos alfabéticos.

A proposta de escrever a lista do que poderiam encontrar na cozinha de uma bruxa pode ser bem divertida. Converse com a classe, fazendo-os relembrar o que sabem a respeito de bruxas, pelas histórias que já conhecem.

 Incentive as sugestões bem-humoradas de ingredientes e objetos inusitados. Além dos caldeirões, é possível que mencionem: asas de morcego, olhos de barata, gosmas de lesma e outros similares. É importante que entrem na brincadeira e se sintam à vontade para sugerir os elementos mais absurdos. O levantamento oral descontraído é muito produtivo; quando forem cuidar de escrever de fato, já terão muitas idéias entre as quais escolher.

 Para que mobilizem tudo o que sabem sobre o funcionamento do sistema de escrita é necessário que escrevam de forma autônoma. Assim, não é o caso de escrever as sugestões na lousa, nem que seja para apagá-las depois, o que transformaria a atividade em mera cópia, ou em exercício de memória.

 Relembre aos alunos que, como se trata de uma atividade em duplas, preci¬sam discutir suas idéias com o colega, até chegarem a um acordo.

 Quando todos tiverem terminado ou o tempo previsto se esgotar, peça que cada dupla escolha o elemento mais engraçado de sua lista para contar aos colegas. Vá organizando na lousa uma grande relação daquilo que se pode encontrar na cozinha de uma bruxa.

O QUE FAZER...

... para atender o maior número de crianças que necessitam de ajuda?

Circule pela classe, observe especialmente as duplas de alunos que ainda não escrevem convencionalmente. Verifique se o trabalho está sendo produtivo e, se for o caso, interfira sugerindo que:

 Cada um dê sugestões para acrescentar à lista. Pergunte, por exemplo: O que mais poderemos encontrar na cozinha da bruxa?

 O aluno opine em relação à escrita. Pergunte, por exemplo: Com que letra se escreve...? Você concorda que é com essa letra, como disse seu colega?

 Se perceber que têm dificuldade para refletir sobre as letras, ofereça as informações necessárias, dê dicas que os ajudem a continuar o trabalho, com perguntas do tipo: O que podemos escrever agora? Com que letra vocês acham que começa? Vocês acham que o nome da colega... pode ajudá-los a escrever essa palavra?

 De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com