TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil

Casos: Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  902 Visualizações

Página 1 de 4

A Literatura Infantil apareceu durante o século XVII, contendo características próprias, pois decorre da ascensão da família burguesa, do novo “status” concedido à infância na sociedade e da reorganização da escola. Sendo a partir do século XVIII que a criança passa a ser considerado um ser diferente do adulto, com necessidades e características próprias. O caminho para a redescoberta da Literatura Infantil, em nosso século, foi aberto pela Psicologia Experimental que chama a atenção para os diferentes estágios de seu desenvolvimento (da infância à adolescência) e sua importância fundamental para a evolução e formação da personalidade do futuro adulto. Dentro do contexto da literatura infantil, a função pedagógica implica a ação educativa do livro sobre a criança.

Carlos Jansen e Alberto Figueiredo Pimentel foram os primeiros brasileiros a se preocuparem com a literatura infantil no país, traduzindo as mais significativas páginas dos hoje considerados "clássicos" para a garotada.

Os contos de fadas, na versão literária, atualizam ou reinterpretam, em suas variantes questões universais, como os conflitos do poder e a formação dos valores, misturando realidade e fantasia, no clima do “Era uma vez...”, por lidarem com conteúdos da sabedoria popular, com conteúdos essenciais da condição humana, é que esses contos de fadas são importantes, perpetuando-se até hoje. Neles encontramos o amor, os medos, as dificuldades de ser criança, a carência (materiais e afetivas), as auto-descobertas, as perdas, as buscas, a solidão e o encontro caracterizando-se pela presença do elemento “fada”. Toda a história se desenrola no sentido de demonstrar um princípio moral que ou aparece em apêndice (Perrault) ou é construído ao longo do texto (Grimm), histórias como estas se encontram em muitos países.

Um exemplo que pode ser citado é o famoso Sítio do Pica-Pau Amarelo e de suas personagens mais divertidas. Personagens que ensinaram as crianças daquela geração a se tornarem adultos mais inteligentes e confiantes.

Monteiro Lobato soube traduzir como ninguém as peripécias do universo infantil. Um homem que cedo percebeu que a sociedade adulta estava perdida em se tratando de valores, e decidiu apostar tudo nas crianças, pois elas eram o futuro da nação.

Suas personagens são originais e transmitem às crianças valores diferentes dos da Literatura Infantil Tradicional. Pedrinho e Narizinho são crianças livres, moram em um sítio cheio de aventuras, precisam ser espertas para escapar dos perigos que enfrentam. Aliás, a palavra de ordem de Lobato é a esperteza. A começar por Emília, uma boneca de pano que, como toda boneca deveria ser manipulada pela dona, no caso a menina Narizinho. Porém, Emília muito esperta, ela é quem manipula Narizinho e todas as personagens do Sítio. Em muitos momentos, percebemos na bonequinha até uma certa arrogância, um pedantismo típico da Sra. Marquesa de Rabicó.

Visconde de Sabugosa, o intelectual; Saci Pererê, o folclore brasileiro; cuca o sinistro da imaginação infantil. Todos são personagens que traduzem muito bem o imaginário da criança e o imaginário popular. A Literatura Infantil apareceu durante o século XVII, contendo características próprias, pois decorre da ascensão da família burguesa, do novo “status” concedido à infância na sociedade e da reorganização da escola. Sendo a partir do século XVIII que a criança passa a ser considerado um ser diferente do adulto, com necessidades e características próprias. O caminho para a redescoberta da Literatura Infantil, em nosso século, foi aberto pela Psicologia Experimental que chama a atenção para os diferentes estágios de seu desenvolvimento (da infância à adolescência) e sua importância fundamental para a evolução e formação da personalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com