TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil

Casos: Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 3

Primeiramente a autora apresenta a leitura como arte e como fenômeno de linguagem, pois ela afirma ser a literatura como uma das mais importantes no processo de formação do indivíduo. O ato de ler é uma conquista do processo evolutivo do ser humano, pois é nela que se concentra toda a memória de um povo, como a cultura, as idéias e todas outras coisas elaboradas e conservadas pelo homem. Visto que a palavra é o único caminho para evolução de um povo, faz-se necessário que isso seja sabido por todos para que a literatura infantil ou não, cumpra o seu papel na transformação da sociedade. A escola, por exemplo, seria um dos espaços importantes para a disseminação da idéia de que não se tem outra alternativa para se fazer uma leitura de mundo se não for pela leitura. E assim adequar o ser humano para uma melhor consciência de mundo.Não é de hoje que temos conhecimento da importância da leitura desde muito na vida de uma criança, pois através dela as crianças desenvolvem sua oralidade e escrita, imaginação, criatividade, ela também estimula o senso crítico, amplia o vocabulário e ortografia, conceitua valores e reflete no adulto que essa criança se tornará. É a partir da leitura que a criança desenvolve a decodificação, posteriormente a interpretação, tornando-se formador de opinião. Enfim, são inúmeros os benefícios que essa atividade proporciona, pois todos concordam da sua importância e necessidade de tornar-se hábito, tais motivos sustentam a relevância da leitura desde muito cedo na vida humana e principalmente, no processo de alfabetização e letramento.

Atualmente as tecnologias do mundo moderno fizeram com que crianças e adolescentes perdessem o interesse por ler e os livros são, assim, esquecidos em estantes empoeiradas. Por isso é papel da escola e do educador resgatar essa prática e formar leitores competentes e atuantes no mundo. Bamberger, disse que “O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.”, portanto é na escola que as crianças afloram e desenvolvem essa prática, assim o professor torna-se parte fundamental nesse processo.

Dentro dessa perspectiva, a literatura infantil, apesar de relativamente recente no Brasil, como cita Maria do Rosário Mortatti, é um recurso pedagógico de sentido amplo e deve ter um espaço significativo nas práticas escolares, assim cabe ao educador trazer boas referências para a sala de aula, intermediando o conhecimento dominado e o novo, trazendo as histórias já conhecidas e apresentando novas para que os alunos ampliem suas bibliografias.

Nelly Novaes cita que “A literatura, e em especial a Infantil, tem uma tarefa fundamental a cumprir nesta sociedade em transformação: a de servir como agente de formação, seja no espontâneo convívio leitor/livro, seja no diálogo leitor/texto estimulado pela escola”. Essa mesma autora ressalta que é fundamental a adequação das histórias as faixas etárias e nível de maturidade, respeitando a fase em que a criança encontra-se e oferecendo estímulos para que avance, pois é extremamente relevante que haja uma identificação do conhecimento prévio, daquilo que essas dominam, para que tal atividade seja prazerosa.

É também fundamental frisar que, a literatura é uma arte, portanto um resgate ao lúdico e a fantasia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com