TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil

Artigos Científicos: Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

O nosso País é riquíssimo de repertório verbal em cada região formando assim o conjunto de variedade linguística.

Para Ferdinand de Sausuri considerado o pai da linguística, a linguagem tem um lado individual e um lado social que se desenvolvem juntos.

A língua é o lado social e a fala é individual e irredutível onde cada indivíduo se expressa como deseja, diversificada e heterogênea.

A linguagem é a soma da língua e da fala que serve para a comunicação entre os seus usuários.

A língua é sistematizada, onde todos os brasileiros utilizam de um sistema linguístico e um português brasileiro.

Os fatos linguísticos - Nem todos os brasileiros reconhecem que há diferentes dialetos no Brasil e uma diversidade linguística e as escolas não estão preparadas para receber este diferente grupo que chegam das diferentes regiões, impondo suas normas linguísticas padrões sem seguir as diferentes variações regionais, social e cultural que se modificam em relação ao grau de escolaridade, idade dos falantes, sexo, etc...

As variedades do português brasileiro- Estas variações linguísticas acontecem nos níveis: lexical, fonético, morfológico, sintático e pragmático, devido os fatores: geográficos sociais e sócio culturais; e de contexto.

Preconceito linguístico- É observado como uma maneira errada de se corrigir quem é diferente, e que está relacionado aos fatos sociais e culturais de uma sociedade em que está inserido.

Preconceito linguístico é um julgamento que acontece em vários países da forma como o falante valorizado e desvalorizado conforme ele fala, mas isto é relativo.

A norma e o conceito de erro- A norma é um acordo tácito, um contrato social entre os membros de uma comunidade, é uma metalingüistica que defende a tradição da escrita e da fala e que varia de acordo com os hábitos, o nível de escolaridade e a cultura da comunidade.

O conceito de erro- É o processo de variação inovadora que trabalha na construção do discurso e a norma se impõe por tradição, e as rupturas deste conceito de erro que são propostas inovadoras, considerando negativamente avaliadas quando as normas gramaticais são descumpridas considerando “erros de português”, mesmo que faça parte do sistema correto da língua. Ex: verbo “ter” em lugar de “haver”. Paa o português usado entre as comunidades falantes não se aplica esta estrutura e não existe o certo e o errado linguisticamente, mas, o “diferente.”

O papel na escola do ensino padrão- Para Possenti (2000,p.17) “ O papel da escola é ensinar a língua padrão” pois qualquer brasileiro tem o direito de adquirir determinado grau de domínio da língua escrita para utilizá-las na prática do convívio social.

Para Neves, (2000,p.52) diz que a escola tem a obrigação sim, de manter o cuidado com a adequação social do produto linguístico de seus alunos e que a escola antiga valorizou a linguagem padrão a ponto de ser estigmatizada e que isto fez com que em nome da própria linguística, a escola atual negligenciasse.

Para o professor de língua portuguesa é bastante conflitante o ensino da gramática correta, sendo que os alunos são influenciados pela mídia e o uso de equipamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com