TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil

Dissertações: Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  2.266 Palavras (10 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera –Uniderp – Polo Guaicuru

Pedagogia 2º Semestre

Psicologia da Educação

Andréia da Silva- RA 365966

Aline Dias Toledo de Queiroz – RA 362800

Bruna Maria de Souza – RA 365980

Rhauany Marques Toledo – RA 366673

Miriam Menezes da Silva – RA 355214

RELATORIO FINAL TEÓRICOS CLASSICOS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Tutora à Distância: Joecimara Miquelino Alves Petry

Campo Grande - Setembro de 2012

INTRODUÇÃO

A psicologia esta presente em todos os momentos de nossas vidas,se reflete em toda ação e emoção que demonstramos a tudo que vivenciamos,observamos e fazemos questionamento e para que possamos ter resposta precisamos saber entender a todos os processos do desenvolvimento humano, desde o momento em que nascemos para isso cada filosofo que fez sua historia na Psicologia mostra cada um desses procedimentos.

Sigmund Freud é responsável pelo estudo da psicanálise sendo seu alvo o estudo da mente. Jean Piaget. mostra quais são os processos de desenvolvimento da criança, procurando saber o que elas pensam.Wallon busca o comportamento de cada idade da criança em seu ambiente.Vygotsky aborda o desenvolvimento da linguagem onde a interação com o mundo social.

SIGMUND FREUD

Considerado pai da Psicanálise, Freud nasceu no ano de 1856 em Freiberg, sendo ele de família judaica, sempre foi dedicado aos seus estudos, se formou em medicina e se especializou em tratamento para doentes mentais. Nessa perspectiva,sua contribuição foi muito importante para o campo da cientifico, sendo seu principal alvo de estudo a mente humana.

A psicanálise é conhecida através de duas partes sendo elas: as teorias sobre funcionamento humano em torno de psicológicos e a teoria de tratamento, sendo seu método psicanalítico onde consiste em assimilar tudo o que o paciente lhe mostra desde as conversas ate os sinais demonstrados.

Freud e suas teorias contribuem muito na área social e na pedagogia, pois ambos estão relacionados ao desenvolvimento humano, especialmente do aparelho psíquico, onde acontece a aprendizagem de estudos de variados pensamentos através do processo de identificação de transferência que ocorrem entre professores e alunos.

Para Freud, o psicanalítico proporciona um caminho de auxilio para o educador nas difíceis tarefas de educador, pois o ser humano passa por mudanças de idéias e atitudes onde seus desejos passam a ser reprimido, regidas pelo princípio do prazer (id) sendo armazenado tudo que é reprimido, sentimentos não satisfatório, sendo assim as forças externas que impõem juízos de valor superego sobre esses desejos, sabendo lidar com variadas situações que as sociedades impõem. O educador precisa ajudar o educando a buscar esse equilíbrio na construção do eu (ego) para que haja um ótimo resultado na aprendizagem.

A teoria de Freud tem sua importância da relação professor-aluno. É necessário que o professor saiba se controlar emocionalmente com seus alunos, pois depende muito desse relacionamento, tendo um clima agradável para a melhor à aprendizagem. Os estudos psicanalíticos mostram que o ser humano transmite mudanças de comportamento mediante as situações vivenciadas anteriormente, bem como demonstra resistências a experiências uma vez reprimidas.

As principais teorias de Freud marcaram a historia da Psicanálise, sendo elas:

• A estrutura do aparelho psíquico – apresentando a concepção do funcionamento da personalidade, essa teoria refere-se á existência de três sistemas: inconsciente, pré-consciente e consciente.

• A descoberta da Sexualidade infantil - Este passa por sucessivos tipos de caráter: oral, anal e genital. fases que se desenvolverão entre os primeiros meses de vida e os 5 ou 6 anos de idade, e estão ligadas ao desenvolvimento do Id:

• O complexo de Édipo – Onde ocorre a estrutura da personalidade, acontece entre 3 e 5 anos,durante a fase fálica.No complexo de Édipo,a mãe é o objeto de desejo do menino e o pai se tornando o rival que impede o acesso.

As teorias de Freud podem ser aplicadas ainda hoje na educação. Cada vez mais é preciso revê-las para entender como se processa o desenvolvimento do aluno tanto emocional quanto mental.

JEAN PIAGET

Nascido na Suíça em 1896 veio de uma família rica e culta, aos 7 anos já se interessava por estudos científicos, teve formação em biologia, estudou filosofia e doutorou-se em ciências naturais aos 22 anos. Em 1923, lançou A linguagem e o Pensamento na Criança, o primeiro de seus mais de sessenta livros, faleceu em 1980 na Suíça.

Piaget afirmava que é na relação com o meio que as crianças se desenvolvem, construindo e reconstruindo, suas hipóteses sobre o mundo que a cercam. O professor deve respeitar o nível de desenvolvimento da criança, não se pode ir alem de suas capacidades nem deixá-las agir sozinhas.

A teoria do conhecimento construída por Jean Piaget, não tem intenção pedagógica, porém oferece aos educadores importantes princípios para orientar suas praticas. Segundo Piaget a forma de raciocinar e de aprender da criança passa por estagio, por volta dos 2 anos de idade ela evolui do estagio sensório-motor em que a ação envolve os órgãos sensoriais e os reflexos neurológicos básicos (como segurar a mamadeira), e o pensamento se dá somente sobre as coisas presentes na ação que desenvolve para o pré-operatório, nessa etapa as crianças se torna capaz de fazer uma coisa e imaginar outra, como exemplo: quando brinca de boneca esta representando situações vivencias no meio em que vive.

Outro progresso se dá por volta dos 7 anos, quando passa para estagio operacional-concreto conseguindo refletir sobre o universo das coisas,e para concluir um raciocínio levam em consideração as relações entre os objetos, percebe que 3-1=2 porque sabe que 2+1=3 e assim por volta dos 12 anos chega-se ao estagio operacional-formal o adolescente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com