TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil

Trabalho Escolar: Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 4

Literatura infantil sua importância.

Os primeiros contatos infantis com a literatura ocorrem com histórias de contos de fadas, contadas pelos pais, despertando o interesse das crianças pelas histórias infantis. No processo da aquisição da leitura e da escrita, a literatura infantil tem uma grande importância, pois nos anos iniciais da educação formal, a criança está na fase dos sonhos e adora ouvir histórias que envolvem um mundo imaginário, os livros que trazem a literatura devem estar sempre presentes na vida dessa criança. A boa literatura facilita o desenvolvimento da inteligência, interação é fonte de divertimento e prazer a literatura infantil pode, parecer brincadeira, mas na realidade é o marco inicial de uma cultura e, é fundamental fazer parte da prática pedagógica do professor nas séries iniciais.

A família e os professores têm papel substancial para auxiliar os infantes a desenvolver o gosto pela literatura, precisam ter modelos de leitores e ter contato com os livros, seja em livrarias, bibliotecas ou salas de leitura. Para ele, toda a comunidade deveria assumir o papel de formador de leitores. Côrtes acredita que se deve fazer do momento da narração de histórias um momento de prazer, inclusive nas escolas e não apenas como avaliação do aluno. Para Duarte, estimular o hábito de leitura da literatura dos filhos será muito mais fácil se os próprios pais gostarem de ler e fizerem isso com frequência.

Entre os gêneros mais indicados para ampliar na criança o gosto pela literatura, há uma variedade deles que podem ser utilizados em diversas técnicas e abordagens e que é essencial a criança ter a liberdade de escolher os livros que quer ler e ter acesso a eles desde cedo, a parlenda, o humor, os contos de fadas, as fantasias em geral. Para ambos, a poesia aguça a criatividade e estimula a percepção de mundo.

Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos que se formam na infância, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Neste sentido, quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva.

“a verdadeira evolução de um povo se faz ao nível da mente, ao nível,

da consciência de mundo que cada um vai assimilando desde a

infância. Ou ainda não descobriram que o caminho essencial para se

chegar a esse nível é a palavra. Ou melhor, é a literatura –.

verdadeiro microcosmo da vida real, transfigurada em arte.”

Sabe-se que a escola é considerada um espaço privilegiado para impulsionar

mudanças significativas na sociedade, pela responsabilidade que lhe é atribuída

para a formação do indivíduo, considerando a articulação entre a escola e os estudos literários, faz-se também necessária a reflexão sobre alguns pressupostos ou princípios educacionais para se garantir ao educando a assimilação de informações e conhecimentos, bem como estimular ou liberar potencialidades de cada pessoa.

A literatura e os estágios psicológicos da criança

Pré-leitor se divide em duas fases:

Primeira infância dos 15/17 meses aos 3anos.

Segunda infância a partir dos 2/3 anos.

Leitor iniciante a partir dos 6/7 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com