TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil

Casos: Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS DE LITERARUA INFANTIL

Contos e suas adaptações. (Chapeuzinho Vermelho)

As obras de chapeuzinho vermelho, em nossas pesquisas foi observado que os contextos gerais das histórias são as mesmas, o que muda é o final, ou seja, a mensagem que se tem por objetivo transmitir. Em épocas antigas os contos não era inocentes, eles normalmente tinham um final trágico, medonhos e sangrentos, diferente dos contos mais recentes, que possuem um caráter, dócil e inocente, com finais lindos e felizes. O conto de chapeuzinho vermelho tem várias versões inclusive a que o lobo a devora de forma sangrenta, depois de a ter colocado em uma armadilha, como também devora a vovó da mesma forma, bem ao estilo animal, arrancando pedaço a pedaço. Diferente da atual versão onde o lobo, “seduz” chapeuzinho, descobre para onde ela vai, pega um atalho e chega antes, devora as duas, porém o lenhador as salvam, e coloca pedras na barriga do lobo enquanto ele dormia e ele tem uma grande indigestão, e todos acabam vivos e felizes para sempre. Como também existe uma versão mais quente da história, onde chapeuzinho vai levar o lanchinho da vovó, encontra o lobo, e virar o lanchinho do lobo, refletindo a sexualidade, nas falas sempre ficam claras as frases de duplo sentido, onde chapeuzinho mantém relações com o lobo.

Atualmente foi criado uma nova versão, onde existe um pouquinho de todas as outras, tanto a parte inocente como as traições, sexo, mentiras e mortes, a Menina da Capa Vermelha tem como característica principal a classificação de idade, pois ela não é voltada para o publico infantil, mas sim para o juvenil. Como também existe uma versão cinematográfica, de chapeuzinho voltado para o infantil, onde os personagem participam de uma investigação policial, e o inocente coelhinho é o culpado do crime, o lobo mal é bom e amigo da chapeuzinho, e na continuidade a vovó é uma espinha que luta, e chapeuzinho uma heroína, em alguns momentos prepotente e convencida, e teimosa. Logo analisando as varias versões, analisamos que os contos são readaptados conforme a época, ou seja, cada uma tem suas influencias, sejam elas, éticas, sociais, religiosas, com punições, ou pornográficas. Porém todas terminam com uma lição de moral, para refletirmos sobre os fatos incorretos, que envolvem a moralidade das épocas, ou com mensagens que assustavam as mocinhas e mocinhos, com o intuito reflexivo, demonstrando que toda ação tem uma reação.

Contos e suas adaptações. (A cigarra e a formiga)

O que mais se destaca nas diferenças é a parecia dos insetos envolvidos, pois no conto da Disney a cigarra parece mais com um gafanhoto. Mas o enredo no geral é o mesmo, demonstrando conceitos de aproveitamento e ironia por parte da cigarra, que canta o verão todo, e ainda tenta transvias a formiga que esta trabalhando. Sendo assim a formiga se interessa pela bagunça da cantoria e começa a dançar o que irrita a rainha do formigueiro que faz com a pequena formiga retorne ao trabalho, e a mesma obediente o faz. A cigarra por sua vez continua com suas canções e danças, ignorando o ciclo da vida, acreditando que sempre estará bem agindo daquela forma. Logo quando chega o inferno a cigarra se vê acuada com a falta de alimentos e resolve pedir ajuda a formiguinha que por sua vez, a auxilia, porém mais uma vez tem a interferência da rainha que é a chefe do grupo e a cigarra fica triste e vai logo se retirando. Entra nessa parte a visão de lição de moral, pois a atitude da rainha é positiva, aceitando a cigarra, ajudando e a alimentando, mas como tudo tem um preço, a cigarra é obrigada a cantar e animar o formigueiro. Ambas as versões deixam clara que todos que suas qualidades e significado no mundo natural, e todos acabam felizes para sempre.

Discussões teóricas.

A leitura demonstra a importância da literatura infantil no contexto educativo, tanto escolar, como social e familiar na formação do individuo. Analisamos que apesar de serem consideradas simples histórias que foram criadas para divertir e encantar as crianças, elas são muito influentes na formação de conceitos e ideias, despertando, o pensamento critico e formação de opiniões. Sendo assim os contos de fadas, são essenciais apoios pedagógicos, um recurso significativo ao professor, para o desenvolvimento do trabalho qualitativo, e com marcas na formação dos alunos, tornando o ensino aprendizagem divertido e encantado, podendo dizem fascinante. Com a utilização da literatura na formação do individuo, o professor possibilita a inserção de um novo mundo, mesmo que imaginário, criando possibilidades e marcas na personalidade, internalizando valores e princípios éticos e morais. Porém o professor deve ter a consciência de deixar claro que são contos, e que devemos diferenciar a realidade do fictício. Pois se não for assim a criança poderá criar um mundo inexistentes, em seu contexto de formação individual, formando assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com