TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil

Artigo: Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  993 Visualizações

Página 1 de 4

AULA 7 LITERATURA

1-Sobre o valor psicológico/ pedagógico/ estético/ emocional da linguagem imagem/ texto no livro infantil, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

Resposta correta: Contribui para o desenvolvimento da capacidade da criança para a seleção, organização, abstração e síntese dos elementos que compõem o todo.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois segundo o que ressalta a autora Nelly Novaes Coelho, a linguagem imagem/ texto no livro infantil contribui para o desenvolvimento da capacidade da criança de selecionar, organizar, abstrair e realizar síntese dos elementos que compõem o todo.

Question2

2-A autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 198) evidencia no livro-texto que a “fase de elaboração organizada, durante a qual a criança vai aprendendo a ‘ver’ (e não só olhar) o mundo; vai descobrindo os nomes dos seres que a rodeiam”. Nesse sentido, pode-se compreender com relação à 1ª fase do pré-leitor que:

Resposta correta: É importante oferecer à criança o contato com o mundo social por meio do livro infantil.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois a autora Nelly Novaes Coelho esclarece que a categoria Pré-leitor (1ª fase) é a fase da linguagem organizada, durante a qual a criança vai aprendendo a “ver” (e não só olhar) o mundo; vai descobrindo os nomes dos seres e das coisas que a rodeiam. Tal nomeação é fundamental no processo do desenvolvimento perceptivo/ intelectual dos pequenos, à medida que os leva a estabelecer relações de identidade entre a situação representada no livro pelas imagens, o mundo visível e concreto que lhes é familiar (no cotidiano em que vivem) e o mundo invisível da linguagem que eles devem aprender a dominar.

Question3

3-Sobre a Coleção “Gato e Rato”, de Mary e Eliardo França, a autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 199) esclarece que o motivo central se mostra de imediato, no título e na ilustração. Sobre a relação imagem e texto, pode-se compreender que:

Resposta correta: As imagens e o texto se inter-relacionam para a compreensão do leitor.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a correta, pois as imagens e o texto se inter-relacionam para a compreensão do leitor, revelada através do diálogo do texto com as imagens. A Coleção “Gato e Rato” oferece em cada volume uma historieta que se desenvolve, através de uma narrativa visual, centrada em um motivo ou situação que desperta a curiosidade e o interesse da criança.

Question4

4-Segundo Nelly Novaes Coelho (2000, p. 212), “a nova literatura infantil é entendida como objeto novo e apresenta uma nova linguagem, resultante da fusão verbal-visual, tão sedutora para os pequenos aprendizages”. Sobre as ideias-eixo, é correto afirmar que:

Resposta correta: Dizem respeito à coerência orgânica que existe entre a ideia-eixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com