TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil

Trabalho Universitário: Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 4

A ORGANIZAÇÃO DE DIFERENTES AMBIENTES PARA A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

QUADRO SINTESE

“Idéias importantes a serem consideradas na organização do espaço físico ao contar histórias"

Espaço físico Faixa etária Materiais Forma de organização

Sala de Aula Alunos com 0 a 3 anos Grunter: Uma cabana feitas com tecidos, almofadas no chão e fantoche Construir uma cabana com tecidos coloridos grudando ao teto, colocar almofadas no chão para que fiquem mais a vontade, contar a história, de um porquinho muito mal humorado que só brigava com seus amigos. Utilizando fantoche de diferentes animais para chamar mais a atenção.

Pátio da Escola Alunos com 4 a 5 anos A dona baratinha: utilizar alguns acessórios que são citados na história. organizar uma roda em forma de U , e dividir os alunos em ordem alfabetica fazendo com que o aluno use sua criatividade para imitar o personagens da história enquanto a professora vai narrando um de cada vez apresenta até o fim da história

Biblioteca Alunos com 6 a 9 anos Armário sem portas:

Livros de literatura infantil.

Fantoches.

Televisão.

Almofadões.

Tatame. Em um das paredes da biblioteca organizar um armário sem portas, onde serão guardados livros, fantoches e até uma televisão. No chão deve conter almofadões ou um tatame para os alunos sentarem, tanto para lerem como para verem televisão, visando sempre que os filmes devem contar fundo pedagógico e ter um objetivo específico, não somente “assistir por assistir”.

COMO ELABORAR PROJETOS DIDÁTICOS A PARTIR DAS HISTÓRIAS INFANTIS

RECOMENDAÇÕES PARA O TRABALHO COM PROJETOS:

A contribuição do trabalho com projetos requer mudança no processo de ensino e aprendizagem, que se insere de maneira significativa e compartilhada, auxiliando na formação integral, possibilitando que o aluno de sua opinião debatendo sobre o tema abordado, portanto significa contemplar, na rotina da classe, um processo planejado com a participação dos alunos que resulte em um produto final escrito (Um cartaz, um livro, indicações literárias para o mural etc.). Esse tipo de organização do trabalho preserva a intenção comunicativa dos textos respeitando o destinatário real da produção, tornando o aluno ativo e autônomo na construção do conhecimento.

Portanto sua finalidade é fazer com que o aluno enfrente situações e desafios reais de produção, Com isso, aprendem usos e funções da escrita enquanto aprendem a escrever trabalhar com projetos é a possibilidade de articulação entre momentos de reflexão sobre o sistema alfabético e sobre as práticas de linguagem, os alunos conseguem ativar um repertório de conhecimentos sobre o tema que estão pesquisando para antecipar o que ler e saber o que escrever, articulando teoria e prática.

Título do Projeto: Literatura Infantil

Faixa etária a que se destina o projeto: 4 a 5 anos (Séries Iniciais do Ensino Fundamental)

Objetivos:

Pretende trabalhar com o reconto de histórias infantis, para que as crianças desenvolvam o prazer da leitura, apreciando, compreendendo, identificando seus personagens, memorizando-as, bem como seu vocabulário, e ainda sendo capazes de reproduzi-las.

Justificativa:

A literatura infantil, se utilizada de forma dinâmica e consciente no processo de aquisição do domínio da leitura e da escrita, não apenas pode mudar uma realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com