TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil

Pesquisas Acadêmicas: Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O presente trabalho esta relacionado a Literatura Infantil que é muito importante no processo de aprendizagem das crianças, onde será abordado duas questões uma que se trata do fenômeno literário e qual é a sua contribuição para as produções literárias e a outra ira falar sobre a importância do professor compreender a matéria literária.

Uma gramática da Literatura infantil

O que é o fenômeno literário e qual é a sua contribuição para as produções literárias?

O fenômeno literário esta relacionado a uma característica de duplicidade intrínseca, sendo considerado abstrato e concreto. Abstrato porque gera ideias, sentimentos, emoções e experiências de varias naturezas e concreto, pois as experiência só se tornam reais quando transformadas em linguagem ou palavra.

O fenômeno literário também pode ser definido como um movimento de escrita que envolve produções literárias antigas e atuais, onde cada uma trás consigo suas características próprias, mas sempre respeitando a essência do seu desenvolvimento.

A contribuição desse fenômeno para as produções literárias e que através dele e possível desenvolver as características dos textos literários, ou seja, vai ocorrer o que chamamos de matéria literária que é quando a invenção e transformada em palavras e essa transformação vai ser o corpo que constitui a obra de literatura. Essa contribuição define também cada parte da historia, qual o papel e função de cada um, como e definido tema, espaço, tempo, personagens, dentre outros fatores que contribuem para esse desenvolvimento.

Qual a importância do professor compreender a matéria literária?

E importante que o professor compreenda essa matéria, pois ele será o primeiro contato que a criança terá fora de casa em relação à forma de ler e a escolha das historias, ou seja, será através desse contato que o professor ira estimular nos alunos o habito e o prazer pela leitura e tendo o conhecimento dessa matéria literária e possível identificar qual será a melhor historia para se trabalhar com aquele publico alvo .

O professor também ira conhecer o principio do fenômeno da literatura, infantil, comedia, prosa, teatro, romance, poética, tragédia, drama dentre outras, através dessa compreensão ele ira facilitar a compreensão dos alunos, os incentivando a serem leitores críticos e observadores.

Compreendendo essa matéria o professor ira saber como trabalhar com a literatura dentro da sala de aula, saberá quais as formas ele poderá utilizar para expor cada tipo de literatura de uma forma que chame a atenção dos alunos e possa despertar neles a criatividade, seu desenvolvimento social, cognitivo e emocional.

Conclusão

Neste trabalho foi possível observar a importância de conhecermos a matéria e o fenômeno literário e sua contribuição tanto para os professores quanto para alunos. Ficando bem claro a importância de se conhecer e trabalhar com a leitura dentro de sala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com