TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil

Pesquisas Acadêmicas: Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

. Introdução:

Reconhecer a importância da Literatura Infantil é incentivar a formação do habito da leitura, na idade em que todos os hábitos se formam, isto é na infância.

Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. O presente estudo inicia com um breve histórico da literatura infantil, apresenta conceitos de linguagem e leitura, enfoca a importância de ouvir historias e do contato da criança desde cedo com o livro e finalmente esboça algumas estratégicas para desenvolver o habito de ler.

O estudo realizado tem por objetivo, ver a contribuição da Literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Ao longo dos anos, a educação, preocupa-se em contribuir para a formação de um individuo critico, responsável e atuante na sociedade. Isso por que se vive em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita da linguagem oral, ou visual.

A importância da ilustração de livros literários infantis

A ilustração passou a ganhar maior importância recentemente devido as transformações midiáticas que tem colocado a imagem em situação de prioridade ao texto. Essas mudanças ocorreram devido as novas configurações na comunicação visual, por sua vez decorrentes dos meios informáticos existentes, das possibilidades de criação e da transformação de imagens, que são cada vez mais complexas e elaboradas.

No que diz respeito ao âmbito literário, em especial aquele do universo infanto-juvenil, as ilustrações passaram do patamar de importância ao da quase necessidade. Podem apoiar (afirmar e condizer) o texto verbal ( função utilitária), mas possuem função predominantemente estética. Desta forma, o ilustrador possui o valioso papel de tornar o texto “mais agradável” do ponto de vista estético, “entrando” na mente de um leitor-receptor potencial. Este ato problematiza a tarefa do ilustrador, pois ele precisa encontrar uma linguagem gráfica compatível com aquela desse receptor potencial. Tal fazer é bastante complicado, já que as crianças, por exemplo, utilizam muito mais da fantasia do que os adultos e não veem suas criações artísticas da mesma maneira que os adultos as veem.

Por tal motivo, observa-se a importância do ilustrador em conhecer os processos mentais infantis para que ele possa, além de tornar a ilustração atraente e seus receptores, também agir no desenvolvimento cognitivo e estético perceptivo de seus receptores.

Tendo isto em vista, partimos do trabalho realizado por Brisa Caroline Gonçalves Nunes, em que a estudiosa explora as “ ilustrações de livros infantis e seus atravessantes pedagógicos, levantando os aspectos com que este tipo de imagem pode favorecer o desenvolvimento cognitivo e estético perceptivo das crianças. Além disso, valeu-se do estudo proposto por Marta Morais da Costa a respeito “ do poder de atração que as imagens gravadas na pagina de um livro

A importância da ilustração de livros literários infantis representa para os leitores” do universo infanto-juvenil.

Como já discutido, o livro literário ilustrado é a união de duas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com