TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil E Alfabetização

Artigos Científicos: Literatura Infantil E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

Durante os últimos anos, muitos estudos e pesquisas sobre o trabalho com a literatura infantil na pré-escola tem suscitado interesse dos professores que trabalham com essa faixa etária.

A fundamentação teórica tem como intenção, nesta abordagem, refletir e encontrar possibilidades de novas alternativas, visamos apresentar orientações metodológicas que possam garantir momentos prazerosos para a criança no contato com os textos literários, pois é inegável a importância da literatura na formação completa do ser humano. Nesse processo, busca-se equilíbrio entre o desenvolvimento da inteligência e a afetividade, entre a ação e a emoção, entre o útil e o agradável.

Durante este estudo pude perceber que a literatura infantil esteve e está presente em nossas vidas muito antes da leitura e da escrita, isto é, nas cantigas de ninar, nas brincadeiras de roda, no ouvir histórias contadas pelos familiares. Mas, é na escola que a literatura tem o poder de construir para a criança, um elo lúdico entre o mundo da imaginação, dos símbolos subjetivos e o mundo da escrita, dos signos convencionalizados e impostos pela cultura.

A partir do momento em que a criança passa a ter acesso ao mundo da leitura, ela passa a buscar novos textos literários, novas descobertas, ampliação de compreensão de si e do mundo, do desenvolvimento pessoal e do mundo que a cerca.

No entanto, cabe-nos ressaltar, a necessidade da literatura ser trabalhada de forma dinâmica na vida da criança, acreditando que, com os estímulos, a maneira como a escola vive e convive com o mundo literário, influencia muito na formação da sensibilidade da criança, pois o momento de ouvir ou inventar uma história representa um dos momentos mais significativos para a criança e para as atividades pedagógicas, porque proporciona um momento mágico para ela com um valor educativo sem igual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com