TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa Conceitual

Ensaios: Mapa Conceitual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 2

Mapa Conceitual.

Art. 62. A formação de docentes para atuar

na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013) Situada refletir sobre o valores, as regras, politicas, os direitos, as liberdades e muitos outros conceitos instalados na nossa sociedade em geral. Propósito da aula LDB- Lei de diretrizes de base de educação nacional. Organização pedagógica que faz o currículo escolar mantida pelos 18% para educação. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. FUNDEF disponibiliza Desenvolvimento social da educação com características, limites, desafios e possibilidades.

LDB dividida em: Temos marcos teórico dessa proposta:

- Capacitação dos profissionais de magistério

- Recursos e tecnologias de educação a distância.

- Incentivarão a formação de profissionais do magistério para atuar na educação básica pública mediante programa institucional de bolsa.

- Estabelecer nota mínima em exame nacional aplicado aos concluintes do ensino médio como pré-requisito para o ingresso em cursos de graduação

- Cursos de conteúdo técnico-pedagógico, em nível médio ou superior, incluindo habilitações tecnológicas.

Considerações Finais

Na pesquisa realizada, busca-se através de fontes bibliográficas, verificar se a organização e metodologia do ensino fundamental onde atualmente, na maioria das escolas públicas brasileiras, vive-se um tempo novo. Essa nova concepção de espaço escolar é ensejada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n. 9.394/96), que, em seu artigo 1°, propõe uma nova

concepção de educação, que passa, doravante, a ser definida como processo abrangente, voltado à formação global do indivíduo, vinculada ao mundo do trabalho e à prática social, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática. Consolida-se assim, gradualmente, uma concepção de educação cidadã, que se afasta de modelos pedagógicos padronizados e excludentes, em favor de um ambiente de aprendizagens colaborativas e interativas, que si derem todos os integrantes da escola protagonista do processo educativo.

A compreensão desse conceito implica, entre outros aspectos, refletir sobre a nova função social da escola e, por consequência, sobre a nova função pedagógica de seus profissionais. Nesse sentido, torna-se tão imprescindível quanto urgente a superação, nas instituições educacionais, da cultura imperativa e tradicionalista, historicamente agregada ao fazer educativo, avançando-se para uma prática de trabalho coletiva, comprometida com a qualidade da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com