TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Capital Humano na Indústria Gráfica

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.448 Palavras (22 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 22

ESCOLA SENAI “THEOBALDO DE NIGRIS”

CURSO TÉCNICO GRÁFICO DE PRÉ-IMPRESSÃO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

José Roque da Costa Filho

Thiago Benjamin Duarte

O CAPITAL HUMANO NA INDÚSTRIA GRÁFICA

Trabalho apresentado como exigência para obtenção do certificado de conclusão do curso Técnico Gráfico de Pré Impressão.

           Orientadores: Prof. Júlio Peres e Prof. Olesio Junho

São Paulo Junho de 2008


 

Aos nossos familiares e mestres pela compreensão de nossos esforços para produzir este material.


AGRADECIMENTOS

Aos nossos professores e coordenadores, que durante toda a jornada de estudos deste curso nos prepararam para esta realização.

Aos profissionais que nos prestaram seus depoimentos em entrevistas sobre este tema: Sandra Rosalen – Consultora Senior da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), Pe. Ailton Santos – Diretor da Editora Salesiana, Augusta Santos – Gerente de Desenvolvimento Humano da Gráfica e Editora Vida & Consciência, Aislan Baer – Diretor Executivo da ProjetoPack - Consultoria em Impressão de Embalagens e Gestão Gráfica, Manoel Bononato – Coordenador de Estágios do SENAI “Theobaldo De Nigris”. Suas contribuições foram fundamentais para preencher este trabalho de experiências práticas no dia a dia da indústria gráfica.

Ao Márcio A. M. Barbosa, Bibliotecário da Biblioteca SENAI “Joseph Brunner”, pelo auxílio especial em nossas rotineiras consultas a este grande acervo para a realização deste trabalho. Ao Bruno Emidio da Silva – Assistente da Divisão de Estudos Econômicos da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF/DECON) pelas atualizações dos dados sobre o setor gráfico e da indústria brasileira. Ao Flávio Botana – Professor do curso superior de tecnologia gráfica do SENAI, pelas primeiras orientações e dicas sobre o fontes bibliográficas referente ao capital humano.

Aos nossos supervisores ao flexibilizar nossos horários de trabalho em prol do desenvolvimento deste material e aos nossos colegas de trabalho que, dentro das situações vividas em seus ambientes profissionais serviram de incentivo para que se tornasse possível o desenvolvimento deste tema. Esperamos que as informações aqui reunidas contribuam de alguma forma para suas jornadas profissionais.

E finalmente a Deus, que em cuja crença superamos nossas dificuldades e aprendemos a observar a importância da valorização do Aprender, Fazer, Conviver e Ser Humano.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

Resumo da Dinâmica do Mercado Gráfico        6

Os Recursos Humanos        8

Treinamento/Desenvolvimento        8

O Capital Humano        9

RELATO DAS ATIVIDADES        10

    Metodologia        10

    Dificuldades e Soluções        10

    Materiais        11

    Custos        11

PLANO DE AÇÃO        12

RESULTADOS        14

    Análise dos Resultdos        21

CONCLUSÃO        22

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        23

FONTES CONSULTADAS        24

VALIDAÇÃO        25


INTRODUÇÃO

Atualmente a indústria gráfica brasileira vive uma ambigüidade, pois é um setor voltado à comunicação e a informação e ao mesmo tempo é um dos setores mais carentes em relação ao gerenciamento do conhecimento.

É um seguimento que investe pesado em tecnologia e equipamentos, só que investe pouquíssimo em seus funcionários em relação as suas condições de trabalho, treinamento técnico e comportamental entre outras possibilidades na gestão do capital humano, prática esta comprovadamente rentável.

O principal objetivo deste projeto é mostrar de uma forma clara e objetiva o que pode ser feito e o extremo valor do gerenciamento de pessoas (capital humano).

Ou seja mostrar o valor do gerenciamento de pessoas utilizando uma linguagem clara e acessível à todos, desde um funcionário de chão de fabrica, até um alto empresário.

Este foi o tema escolhido para o projeto, por ser tão importante e tão pouco explorado na indústria gráfica.

O projeto foi realizado basicamente em 5 etapas:

1º  Identificação da situação problema e definição do tema para o  projeto.

2º Pesquisa sobre a situação problema para adquirir entendimento e verificar sua veracidade.

3º Realização de uma pesquisa de campo em diferentes pontos da área gráfica como por exemplo Sandra Rosalen – Consultora Sênior da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), Pe. Ailton Santos – Diretor da Editora Salesiana, Augusta Santos – Gerente de Desenvolvimento Humano da Gráfica e Editora Vida & Consciência, Aislan Baer – Diretor Executivo da ProjetoPack - Consultoria em Impressão de Embalagens e Gestão Gráfica, Manoel Bononato – Coordenador de Estágios do SENAI “Theobaldo De Nigris”.

4º Compilação e assimilação de todas as informações coletadas pertinentes ao projeto para a estruturação do mesmo.

5º Reunir as principais informações em relação ao gerenciamento do capital humano e mostra-los de forma clara e objetiva.  

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O grupo realizou uma pesquisa em relação a situação problema identificada no projeto, para confirmar sua veracidade e também para constatar o que tem sido feito em relação ao capital humano e se existe alguma tendência do mercado.

O grupo usa como referência a pesquisa realizada pela ABTG na Xll Congraf para diagnosticar a indústria gráfica brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (421.1 Kb)   docx (290.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com