TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Motor

Por:   •  28/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.856 Palavras (8 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7]

Kaynan Leite R.A.: 25010-1

Iago Medina R.A.: 24735-4

Fabio Augusto R.A.: 24727-4

Christian Teodoro R.A.: 24718-4

Douglas Aparecido R.A.: 25006-2

Anderson Oliveira R.A.: 25176-4

Giovana Bosso R.A: 24733-3

Gabriel Brenner R.A.: 24731-3

João Neofiti R.A.: 24992-5

Gabriel Santos R.A.: 24732-3

TRABALHO DE FITTS

        

[pic 8]

São João da Boa Vista

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        2

1.        TAREFA DE FITTS        3

2.        SAQUE ABERTO NO TÊNIS        5

3.        OBJETIVO        6

4.        METODOLOGIA        7

5.        INSTRUMENTOS        7

6.        PROCEDIMENTOS        8

7.        RESULTADOS        9

8.        CONCLUSÃO        10

9.        REFERÊNCIAS        11

[pic 9][pic 10][pic 11]

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como intuito, analisar o saque aberto do lado direito de determinado grupo de jogadores iniciantes. Através da tarefa de FITTS, foi possível coletar dados e medir o índice de dificuldade de tal movimento esportivo. Com base nessas informações coletadas, mudanças serão possíveis para maior eficiência nesse tipo de saque.

PALAVRAS-CHAVE: SAQUE, MOVIMENTO


  1. TAREFA DE FITTS

        Quando a velocidade e a precisão estiverem relacionadas a um desempenho bem-sucedido de uma habilidade, estaremos observando um dos princípios fundamentais do desempenho motor: um compromisso entre a velocidade e a precisão. Isso significa que, quando a pessoa dá mais ênfase à velocidade, a precisão é reduzida. E inversamente, quando ela dá prioridade à precisão, a velocidade é reduzida.

        A Lei de Fitts. O compromisso entre a velocidade e a precisão é uma característica tão comum no desempenho motor, que pode ser descrito por uma equação matemática. De acordo com o trabalho de Paul Fitts (1954), a Lei de Fitts mostra que numa tarefa há dois componentes essenciais em que ocorre o compromisso entre a velocidade e a precisão. Esses componentes são à distância a ser percorrida e o tamanho do alvo. A lei de Fitts especifica a

Relação entre esses dois componentes, para que o tempo de movimento possa ser calculado.

A lei de Fitts descreve essa relação da seguinte forma:

TM = a + b log2(2D/T)

TM é o tempo de movimento

a e b são constantes

D é a distância percorrida

T é a largura ou tamanho do alvo

        Isto é, o tempo do movimento será igual ao logaritmo na base dois de duas vezes à distância percorridas dividida pela largura do alvo. Na medida em que o tamanho do alvo sendo reduzido ou na medida em que a distância se torna maior, a velocidade do movimento diminui para que o movimento seja preciso. Em outras palavras, há um compromisso entre a velocidade e a precisão. Fitts mostrou que, devido à relação intrínseca entre o tamanho do alvo e a distância percorrida, a equação log2(2A/W)fornece um índice de

dificuldade (ID) para as habilidades de direcionamento, com A= distancia e W=tamanho.

        O índice especifica que, quanto mais alto for o ID, mais difícil será a tarefa, pois tarefas mais difíceis exigirão maior tempo de movimento. A relação entre velocidade e precisão de movimentos é inversamente proporcional, caracterizada pelo aumento de precisão quando a velocidade de movimento é reduzida assim como por uma redução da precisão quando o movimento é realizado em velocidades mais altas (TEIXEIRA, 1997). Esta relação foi explanada por Fitts em 1954 (apud TEIXEIRA, 2006) a qual demonstrou que o tempo médio que uma pessoa leva para bater em dois alvos aumenta à medida que a razão da distância do movimento pela largura do alvo aumenta.

    A avaliação desta relação, velocidade e precisão, sugere várias combinações de distância do alvo de movimentos e largura efetiva do alvo, permitindo aos executantes poderem trocar velocidade a fim de manter a precisão espacial (SCHIMIDT; WRISBERG, 2001). Os autores comentam que é razoável suspeitar que movimentos mais lentos são mais precisos, pelo menos em parte, porque existe mais tempo para o executante detectar erros e fazer correções. A troca de velocidade precisão é a tendência dos indivíduos de substituir precisão por velocidade, ou vice-versa, em seus movimentos, dependendo das exigências da tarefa.        

De acordo com Magill (2000), à medida que o tamanho do alvo vai sendo reduzido ou à medida que a distância se torna maior, a velocidade do movimento diminui para que o movimento seja preciso. A influencia da velocidade sobre o desempenho do movimento é diretamente proporcional à variabilidade do movimento, ou seja, movimentos mais rápidos possuem uma maior variabilidade (MILLER; BARTLETT; TEIXEIRA et al apud MICULIS et al, 2009). Desta forma, a diminuição da distância e o aumento do tempo de movimento (movimentando-se mais lentamente) podem ser utilizados como estratégia para manter a precisão espacial (MAGILL, 2000).


  1. SAQUE ABERTO NO TÊNIS

A estratégia para o saque aberto no tênis é simples. Primeiro, o sacador se posiciona um pouco mais aberto, mais perto da lateral da quadra (por regra, ele não pode ir além da linha lateral para sacar). Com isso, ele obtém um melhor ângulo e força o adversário a devolver longe da quadra. O passo seguinte é atacar de direita a primeira bola.

Para conseguir isto, o sacador vai usar um saque pesado (sempre o primeiro serviço!), com ¾ de força, muito spin e bem angulado. Assim, a bola quicará alta e aberta do outro lado. Isso irá pôr o devolvedor em uma situação difícil, de defesa, pois ele estará batendo a devolução em uma posição que deixa a quadra muito aberta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (207.6 Kb)   docx (53.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com