TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Experimento de Erastóstenes

Por:   •  22/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 4

3º COLÉGIO MILITAR DA POLÍCIA MILITAR

ESCOLA ESTADUAL WALDOCKE FRICKE DE LYRA

EMANUEL DE SOUZA MAIA ANDRADE

EXPERIMENTO DE ERATÓSTENES

Manaus

2023

3º COLÉGIO MILITAR DA POLÍCIA MILITAR

ESCOLA ESTADUAL WALDOCKE FRICKE DE LYRA

EMANUEL DE SOUZA MAIA ANDRADE

EXPERIMENTO DE ERATÓSTENES

[pic 1]

Manaus

2023

INTRODUÇÃO

Luz e sombras fazem parte do nosso cotidiano. A luz do Sol que ilumina nosso planeta permite a exploração de muitos fenômenos ao nosso redor.  Em 240. a.C., Eratóstenes, matemático da Grécia Antiga, verificando documentos presentes na biblioteca de Alexandria, observou que em uma época do ano, as paredes dos poços na cidade de Siena não formavam sombras no fundo do poço. Entretanto, na mesma data e horário, isso não acontecia na cidade de Alexandria. Ao perceber esse fenômeno, Eratóstenes imaginou que a Terra teria um formato esférico, possuindo alguma curvatura, e então criou um experimento para verificar se o que tinha imaginado estava correto. Este trabalho visa demonstrar, através de uma reprodução do experimento de Eratóstenes, que o formato da terra possui uma curvatura e consequentemente não é plano.

  1. OBJETIVO

Este relatório tem como finalidade comprovar que o formato da terra não é plano, através de uma mini reprodução do experimento de Eratóstenes, realizado dentro de uma sala de estudos.

  1. MATERIAIS UTILIZADOS

1 folha de papel A4

2 varetas de madeira

Fita dupla face

Lanterna

  1. EXPERIMENTO DE ERATÓSTENES

  1. ETAPA 1

Foi desenhado o mapa dos Estados da Região Norte do Brasil e as suas capitais e as cidades que foram escolhidas foram as cidades de Manaus e Belém.[pic 2]

Imagem 1 – Mapa da Região Norte do Brasil

  1. ETAPA 2

As cidades escolhidas foram as capitais dos Estados do Amazonas (Manaus) e a do Pará (Belém), pois apresentam uma distância significativa e um fuso horário diferente. A posição das varetas está sobre as capitais, conforme imagem 2, a seguir:[pic 3]

Imagem 2 – Mapa da Região Norte do Brasil

  1. ETAPA 3

Imaginando a Terra em formato plano, foi iluminado com a lanterna acima de cada cidade, conforme imagens 3 e 4, a seguir:

[pic 4][pic 5]

 Imagem 3 – Luz sobre a cidade de Manaus                Imagem 4 – Luz sobre a cidade de Belém

Conforme visto nas imagens 3 e 4, de acordo com a posição da luz da lanterna, a sombra de uma cidade sumia e a outra aumentava. Quando a luz estava sobre Manaus, esta ficava sem sombra, e Belém tinha uma sombra maior. Quando a luz estava sobre Belém, acontecia o contrário. Belém ficava sem sombra e em Manaus a sombra aumentava. As sombras das duas cidades, de acordo com a posição da luz, são praticamente do mesmo tamanho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (803.2 Kb)   docx (743.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com