TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Filme Hiper Mulheres

Por:   •  8/8/2019  •  Resenha  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 2

UFMT- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

ISC- INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA E SAÚDE

Filme As Hiper Mulheres

O filme transcorre na Aldeia Kuikuro de Ipatse, localizada no parque indígena do Alto do Xingu no estado de Mato Grosso. Como o próprio titulo “Hiper Mulheres” prenuncia, as protagonistas são as mulheres indígenas, sendo que o tema central é a preparação e realização do ritual de Jamurikumalu, demonstrando que festival de canto e dança é apresentado unicamente por mulheres, e a passagem da tradição dos cantos é realizados ainda quando as meninas são crianças, além de abordar os costumes locais e suas culturas.

Neste filme podemos observar que a aldeias tem formato circular com praça central,  logo existe uma organização política e social da sociedade xinguana. O Pajé é quem cura os doentes, porém de acordo com a sua cultura não pode realizar o restabelecimento de uma mulher menstruada, pois senão não fica bem depois, terá muito cansaço e dor no corpo. A população indígenas acredita que quando alguém não esta bem, pode ser feitiço, e que por mais que o pajé não confirme que se trata de feitiçaria, o doente pode ver a alma do feiticeiro, ou ouvir a voz.

O filme inicia com um velho índio, pedindo ao seu sobrinho que realiza-se o ritualJamurikumalu, pois tem receio da morte de sua esposa, Taihu,  tendo em vista que a mesma já estava velha,e seu desejo era de cantar mais uma vez.

A possibilidade de morte da Taihu sem a realização do ritual, implicaria no esquecimento da cultura daquele povo. O ensinamento dos cantos se dá pela audição e repetição constante por parte das aprendizes.A indígena adulta, Kanu, que poderia realizar o ritual encontrava-se enferma, com isso as outras indígenas começam a ensaiar, mas com muitas dificuldades, pois a maioria conhece apenas alguns trechos do ritual e muitas erram. Localizar outra cantora, de outra tribo, não seria possível em virtude os custos.

No filme observamos várias cenas do que discutimos em sala de aula no que se refere há curas de doenças, reais e imaginarias,  o próprio ritual que o pajé faz, quando coloca a boca na barriga de Kanu, como se tivesse tirando algo de dentro dela, é uma demonstração de como a cultura interfere no plano biológico.

Outro ponto que despertou a atenção, são as conversas abertas sobre relações sexuais, o que para nossa cultura é considerado intimo ou imoral se tratado abertamente aos outros, para os indígenas é algo comum, falam sem reservas, expõem seu cotidiano naturalmente, mulheres falam dos homens, de sexo, zombam, brincam, chegam até a mencionar, sem nenhum pudor,que não gostam de pênis pequeno. O ser humano em decorrência da cultura pode ter comportamentos diferentes, logo podemos dizer que a cultura condiciona a visão de mundo do homem, onde alguns comportamentos são considerados normais a uma cultura e em outra anormal. 

A tribo ao receber seus visitantes demonstra seu lado hospitaleiro, pois os presenteia com peixe, bebida e rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com