TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Conhecimento ?

Por:   •  26/2/2023  •  Dissertação  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE 2° ANO EDIFICAÇÕES

NATÃ FERREIRA DE SOZA  

LUCAS GABRIELDA COSTA CORDEIRO

MIGUEL PEREIRA DEA SILVA

ANÁLISE DO CONTO ‘’A IGREJA DO DIABO’’

Natã Ferreira de Souza

Lucas Gabriel da Costa Cordeiro

Miguel Pereira da Silva

ANÁLISE DO CONTO “A IGREJA DO DIABO’’

Trabalho apresentado em cumprimento das exigências da disciplina (Língua Portuguesa) do curso de Edificações do Instituto Federal Fluminense

Orientador(a): professor Ronaldo Ferrito

Introdução

Nesse trabalho vamos analisar o conto A igreja do diabo, de Machado de Assis. O conto foi publicado em 1884 pela editora Garnier e fazia parte do movimento literário do Realismo.

Respostas das atividades referentes ao conto

  1. Breve resumo da história:

Nesse conto o diabo decide fundar sua própria igreja ,porque estava cansado de ser inferior ,diante de Deus. Ele procura Deus e o avisa de suas ideias, acreditando que o homem irá aceitar as suas novas e revolucionárias leis. E Deus se limita a não impedi-lo. Assim , o diabo vem à terra e afirma-se como o verdadeiro Senhor, e que todos os antigos conceitos eram falsos e que com ele está a verdade ,é assim todos os pecados sao virtudes, justificados pela nova igreja. Ela se espalha por toda a Terra e é traduzida e propagada para toda língua, o diabo se surpreende ao ver que a única coisa que era proibida a seus servos, está sendo praticada escondido , até mesmo por seus mais fiéis seguidores – A BONDADE . O diabo vai ter então com Deus, que o trata com o mesmo desinteresse e até mesmo preguiça, questionando o que ele quer que o faça. Visto que o homem é assim, uma eterna contradição.

  1. Análise do espaço:

No conto a Igreja do Diabo do autor Machado de Assis relata o momento de fraqueza do ser humano, a qual por meio da espacialidade existente entre o dimensional e o não dimensional é dotada de significações consideradas metafóricas no que concerne a dualidade humana na escolha do livre arbítrio.

  1. Análise dos personagens:

Os personagens Deus e o Diabo tem suas próprias personalidades cada um com sua personalidade marcante. Enquanto Deus é paciente e paternal: misericordioso, O Diabo é arrogante e presunçoso, digno de pena, tanto o Diabo quanto Deus tem certo protagonismo na história, porém o personagem com mais protagonismo é o Diabo. O personagem coadjuvante abstrato, o homem, é um personagem tipo. Que é divertido e é o responsável pelo tempero do desenvolvimento.

  1. Análise da narrativa e gênero textual:

A narrativa do conto gira em torno do Diabo e da criação de sua igreja, ela é contada por um narrador onisciente ou seja, sabe tudo o que está acontecendo na obra, porém em algum momento ele interfere na mesma, sendo assim um narrador onisciente neutro. O conto em alguns momento usufrui de pequenas narrativas dentro da narrativa maior.

  1. Análise do enredo (observações gerais e impressões):

O enredo do conto tem como foco a criação de uma igreja por parte do diabo, que tem como doutrina o pecado. Só que com o tempo os seus discípulos e fiéis começam a praticar antigas virtudes, ou seja, a ter boas ações.

Esse aspecto demonstra o caráter contraditório do ser humano, já que o diabo pensa em criar uma igreja para as pessoas cometerem pecados e, no entanto, aqueles que entraram na igreja do diabo começaram a ter atitudes virtuosas (dentro dos padrões do cristianismo).

Tal situação acaba por deixar o diabo chocado, e no final ele vai falar com Deus, que declara que isso se trata da “eterna contradição humana”.

Apesar de o enredo não estar ligado a um fato, o conto faz uma profunda reflexão sobre o ser humano e sua relação com a religião, considerada um dos fatores que tem influência na formação moral dos indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (413.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com