TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Filosofia

Por:   •  3/9/2019  •  Ensaio  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

1)“Cultura do estupro” é um termo utilizado desde os anos 1970 para indicar comportamentos que visam silenciar ou relativizar estupros e casos de violência sexual contra mulheres, a “cultura do estupro” gera comportamentos como culpabilização da vítima em casos de violência, legitimização de assédios sexuais  e objetivificação da mulher.

Sim, existe uma “cultura do estupro” no Brasil, pois é extremamente comum que em casos de estupro a vítima seja culpada por grande parte da sociedade, um exemplo é o caso de estupro coletivo ocorrido no Rio de Janeiro em 2016, onde diversas pessoas tentaram justificar o crime isentando os agressores e afirmando que a vítima sofreu violência porque utilizou drogas e foi em uma festa.

2)Uma sociedade patriarcal e machista têm grande facilidade em desenvolver uma “cultura do estupro” pois tendem a tratarem mulheres como inferiores e legitimizar casos de violência. Esse fato é demonstrado no documentário onde o agressor e seus advogados fazem a defesa argumentando que o estupro só ocorreu porque a garota saiu de casa à noite sem estar acompanhada de nenhum familiar, esse tipo de argumento só é utilizado e aceito por diversas pessoas pois a Índia é uma sociedade extremamente patriarcal.

3)”Na nossa sociedade não permitimos que as garotas saiam de casa após as 18h30 ou 19h30 ou 20h30 com um desconhecido.”

 “Temos a melhor cultura e nela não há lugar para um mulher.”

4)Segundo o Datafolha, no Brasil uma em cada três mulheres sofreram algum tipo de violência no ano passado, os dados afirmam que 22% das mulheres sofreram ofensas verbais, 10% das mulheres sofreram ameaça de violência física, 8% sofreram ofensa sexual, 4% receberam ameaça com faca ou arma de fogo, 3% sofreram tentativa de espancamento ou tentativa de estrangulamento e 1% levou pelo menos um tiro. A pesquisa também mostrou que apenas  11% das vítimas procuraram uma delegacia de mulher. Além disso, 40% das mulheres acimas de 16 anos sofreram algum tipo de assédio.

Segundo o NCRB (National Crime Records Bureau) pelo menos 36.735 casos de estupro foram registrados na Índia no ano de 2014, também houveram  4.234 casos de tentativa de estupro. Além disso, houveram 57.311 casos de sequestro de mulheres e 1.22.877 casos de violência vinda do marido.

FONTES: http://exame.abril.com.br/brasil/os-numeros-da-violencia-contra-mulheres-no-brasil/

http://ncrb.nic.in/StatPublications/CII/CII2014/chapters/Chapter%205.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com