TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE TECNOLOGIAS

Por:   •  13/6/2022  •  Resenha  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 4

INTERNET NA EDUCAÇÃO

A educação em geral, a partir do Ensino fundamental até o Ensino superior, vem se adaptando às inúmeras mudanças ocorridas nas áreas científica e tecnológica, interagindo com as manifestações sociais, políticas e econômicas encontradas na sociedade.

Por algum tempo a escola se apresentou como estabelecimento protegido, neutro, longe dos movimentos sociais transformadores, por ser idealizada como um lugar alheio aos acontecimentos externos, como se fosse aceitável seu desenvolvimento sem levar em consideração a sua história, suas afinidades com a cultura, com os fatos históricos ou com os conflitos que lhe são essenciais.  

Atualmente a escola não trabalha separada dos conflitos da comunidade na qual está inserida, dando conta de sua realidade e imergindo em sua cultura, desempenhando um papel social e político na vida humana. Para Castells as Escolas e Universidades são:

“... um dos principais agentes de difusão de inovações sociais porque gerações após gerações de jovens que por ali passam, ali conhecem novas formas de pensamento, administração, atuação e comunicação e se habituam com elas.” (Castells, 1999. p.380).

Desde a última década do século XX, vem se pensando em uma nova maneira de posicionar a educação brasileira. Este fato se deu graças ao crescente desenvolvimento do acesso à rede mundial de computadores, a Internet, que tornou mais acessível as tecnologias de informação e comunicação nos campos culturais, administrativos, acadêmicos e científicos de suas atividades.

As escolas estão cada vez mais investindo em recursos tecnológicos que estão, a cada dia, mais inseridos em seu cotidiano, mesmo que não estejam incorporadas ao processo de ensino-aprendizagem. O ideal é despertar nos alunos curiosidades ou questões provenientes do mundo interconectado por meio das mídias, a fim de trazer temas dinâmicos e relevantes para as salas de aula, despertando o interesse dos professores em trabalharem desafios com o auxílio das mídias que, abarrotadas de imagens, movimentos e sons tornam a aula mais atrativa para o aluno.

A criação de espaços que possibilitam a transformação desse novo formato de comunicação auxilia o diálogo entre as pessoas e ajuda na transmissão do conhecimento trazendo a realidade cotidiana para a sala de aula e ao mesmo tempo despertando, no aluno, um olhar crítico sobre assuntos que circulam nos meios de comunicação.

A chegada da Internet permitiu agilidade e, consequentemente, aumento significativo do acesso ao conhecimento, possibilitando conectividade com ferramentas que permitem a interação com o mundo digital que inclui, entre outros, sites de busca, notícias, entretenimentos, comunicação instantânea, correio eletrônico, redes sociais e páginas de compras.

Na escola pública e nos telecentros podem se desenvolver projetos a fim de viabilizar a inclusão digital de classes menos favorecidas. Mas a aprendizagem deve ser conduzida com qualidade, de maneira a valorizar o verdadeiro significado das informações, empregando as tecnologias de modo objetivo, mostrando a utilidade destas na resolução de problemas que aparecem na vida dos educandos. É necessária a criação de possibilidades para que os alunos das escolas públicas tenham condições de se interar com mundo digital e fazer parte da sociedade conectada.

Lidar com novas ferramentas tecnológicas permite inclusão de modernas atmosferas de aprendizagem, e admite também alterar esses ambientes para fora das escolas partindo com as barreiras curriculares e inventando uma instituição de cultivo da informação entrosada com diferentes ambientes que atualmente trabalham na produção do conhecimento.

Em distintos níveis, os estabelecimentos de ensino se deparam com uma nova realidade, gerados pelas melhorias tecnológicas. A educação, embora apresente enormes e diversificadas carências, tem acionado gradativamente as tecnologias e outros agentes que fazem parte do panorama contemporâneo e aliciam para questões futuras.

Formar cidadãos conscientes e preparados para atuarem em uma sociedade de modificações aceleradas e intensas, obriga os profissionais da educação a reaprender a lecionar e estabelecer exemplares distintos dos que se admite até agora. O conceito de se ensinar muda à medida que novas aptidões são exigidas e ficar um período numa sala de aula, onde o professor fala e o aluno escuta, não é mais garantia de conhecimento, a didática deve ser modificada e devem se preparar obras de pesquisa que permitam a professores e alunos permanecerem aprendendo em espaços virtuais, encontrando textos, novas mensagens, possibilidades de orientação a distância, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com