TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso da Robótica Educacional

Por:   •  18/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório da Monitoria

Paula Pohlmann

Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Gravataí

Projeto de Monitoria do NAPNE

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

  1. MONITOR:

Nome: Paula Pohlmann da Rosa

Curso: Informática para internet

        

  1. DISCIPLINA:

Nome: NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades                                   Educacionais Específicas)

  1. ORIENTADOR:

        Nome: Ângela Pereira.

INTRODUÇÃO:

O projeto de monitoria voltada para o NAPNE tem como objetivo realizar atendimentos agendados e particulares aos alunos com necessidades específicas no turno inverso ao de suas aulas, compreendendo uma jornada de 12 h semanais. Para cada aluno atendido, foi proposto uma estratégia metodológica diferente, dentre deles, o uso da robótica educacional.

DESENVOLVIMENTO

O projeto de monitoria iniciou-se no dia 23/5/2018 e terminou no dia 17/12/2018.

Dentre as atividades propostas pelos professores e orientadores neste período, a monitora deveria realizar atendimentos no turno inverso das aulas aos alunos que possuíam dificuldades em quaisquer disciplinas, de modo a auxiliá-los no seu processo de aprendizagem.

Neste processo como monitora, ajudei nas matérias que eram-me solicitadas pelos alunos, sendo as mais requisitadas: matemática, lógica de programação e química.

Além disso, uma atividade da qual fui proposta era a de utilizar a robótica educacional (uma metodologia que comunica-se com diversas disciplinas da área de ensino, onde os alunos têm a oportunidade montar, programar e controlar um sistema robotizado próprio) nos atendimentos para 1 aluno em questão e criar desafios, conhecidos como “situações-problema” para o mesmo, que poderia utilizar conceitos da física, matemática e lógica de programação para resolvê-los e assim, poder aprender, relacionar ou intensificar de uma maneira dinâmica e concreta os conceitos teóricos que lhe foram apresentados em sala de aula.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste projeto de monitoria da qual participei, pude não somente ajudar e ensinar como também aprendi muito, tanto em questão à conteúdos como também a convivência. Intensifiquei meus conhecimentos e até mesmo criei novos em determinadas matérias da qual eu auxiliei. Também pude notar que no processo de aprendizagem não somente as dificuldades dos alunos são interferências importantes, mas também a inclusão destes no ambiente escolar e consequentemente seu bem-estar. Além disso, pude criar laços de amizade e enxergar mais de perto as barreiras que os alunos enfrentam e tive a honrosa oportunidade de ajudá-los na medida do possível com isso. Acredito que o projeto de monitoria do NAPNE é extremamente importante e interessante, devendo continuar a ser desenvolvido com diversas propostas e novas estratégias de ensino, de modo a tornar o ambiente escolar ainda mais agradável e permitir ainda mais realizações. Foi incrível a experiência que obtive e estou excepcionalmente feliz por ter participado deste projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com