TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EDUCACIONAL E O USO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  30/5/2022  •  Artigo  •  1.680 Palavras (7 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 7

GESTÃO EDUCACIONAL E O USO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Estágio Curricular Obrigatório III: Gestão Educacional

24/05/2022

RESUMO

Antigamente a contação de histórias era utilizada pelas pessoas como forma transmitir a cultura de um povo, um legado disseminado de gerações a gerações, com intuito de não se apagar com o passar dos tempos, possibilitando a ressignificação de vivências. A contação de histórias no âmbito educacional pode ser um aliado ao professor para ajudar no processo de ensino/aprendizado de seus alunos e conduzindo sua turma a criar, imaginar, promover o desenvolvimento intelectual, social, pois visa à comunicação com o outro e o progresso integral. O presente estudo tem como objetivo apresentar a importância da contação de histórias nas aulas do Ensino Fundamental para que os alunos tenham uma aprendizagem mais significativa.

Palavras-chave: Contação de Histórias. Ensino Fundamental. Gestão Educacional.

1 INTRODUÇÃO

A sala de aula proporciona o primeiro contato com a contação de histórias, em atividades direcionadas para turma de alfabetização, primeiro ano do ensino fundamental. Deste modo, buscaram-se informações da literatura infantil, o narrador e seu ouvinte, de que forma contar histórias para crianças, trabalhando aspectos emocionais, lúdico e criatividade do indivíduo.

Segundo Abramovich (1995, p. 16), “as histórias são importantes para a formação de qualquer criança, é necessário ouvir muitas histórias. Escutá-las, leva o início da aprendizagem para ser um leitor de descobertas e compreensão do mundo”. São através das histórias que se descobrem outros mundos, tempos, lugares. E concordando com Abramovich (1995), ouvindo-as podem-se experimentar vários sentimentos como: alegria, tranquilidade, bem-estar, ou sentimentos contrários como a tristeza, tudo provocado pelo imaginário da história que está sendo contada.

A contação de histórias encanta crianças, adultos, fazendo a fantasia, a imaginação tomar conta do momento em que se tornam ouvintes de histórias, mitos, contos de fadas, histórias regionais, para seu enriquecimento cultural. O autor Bettelheim assevera (1992 p. 348) “as histórias, os contos são como espelhos mágicos, que refletem aspectos do mundo interior e exterior do ouvinte”. Levando o indivíduo a uma transformação de atitudes, valores, conhecimentos. Faz com que o ouvinte fique curioso, responda questões e solucione problemas, ajudando e mostrando diferentes formas para a solução de cada dificuldade. Com base nestas informações levantou-se o seguinte questionamento: Qual a contribuição da contação de histórias para o desenvolvimento de crianças de 5 a 6 anos de turma do primeiro ano ensino fundamental, a partir da promoção destas atividades em parceria com a Gestão Educacional?

Para esta pesquisa será imprescindível pesquisar o tema escolhido, aprofundar conhecimentos sobre a contação de histórias, principalmente no âmbito educacional por onde percorre a pesquisa, além do desenvolvimento da criança nesta fase escolar.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

A gestão educacional deve desenvolver métodos de avaliação dos professores, promove ações para renovação das práticas educativas, promove melhorias no currículo escolar, mantém as metodologias de ensino atualizadas e integra instituição e comunidade. A gestão pedagógica é o pilar mais importante do ambiente escolar. O principal objetivo da gestão pedagógica é melhorar os processos educacionais, estimular a capacitação continuada de professores e buscar as melhores práticas para aprimorar a aprendizagem dos estudantes. Portanto, o gestor da escola precisa manter um diálogo aberto com os educadores para entender suas necessidades e traçar estratégias para buscar o aprimoramento da educação. Também é papel desse profissional manter um diálogo com a comunidade e realizar atividades para incentivar a participação dos pais no ambiente escolar e no processo de ensino-aprendizagem de seus filhos.

A relação social que a contação de histórias desenvolve, empreende ao professor a capacidade de resgatar o repertório de histórias que as crianças ouvem em casa ou em ambientes que frequentam, obtendo fontes de informações, trazendo a cultura, as emoções, o aspecto afetivo, social, contribuindo para que o aluno aprenda através de seu universo cultural.

O ato de contar histórias infantis conduz o aluno a conviver com os livros de uma forma divertida, a criança começa a gostar de livros não por obrigação, mas pelo encantamento que as histórias suscitam, desenvolvendo hábitos da leitura e promovendo consequentemente a facilidade na escrita. Por sua vez, o autor Sisto (2005, p.20) contribui: “[…] depois vai ficar ecoando através do tempo aquelas histórias ou partes que são valiosas, belas e memoráveis. Vai dar vontade de conferir nos livros aquela história que fez nossos olhos enluarados piscarem num brilho renovador.” Contar histórias infantis no âmbito escolar é uma forma do professor conduzir o aluno a criar, imaginar, brincar, e até capacitar aspectos que o aluno necessita, para que ocorra seu desenvolvimento e aprendizagem.

A contação de histórias há tempos atrás era vista apenas como forma de distrair as crianças, de fazer com que elas ficassem quietas, mudas, apenas escutando o que os professores falavam, sem ter ao menos a chance de perguntar, questionar, de usar seu senso crítico ou ao menos dar asas a sua imaginação. Hoje, a contação de histórias é vista de forma bem diferente; como forma de estimular o gosto pela leitura, desenvolvendo sua interação com o meio em que vive, além de ajudar no desenvolvimento da sua criatividade e personalidade.

Segundo Abramovich (2004, p.143):

Ao ler uma história a criança também desenvolve todo um potencial crítico. A partir daí ela pode pensar, duvidar, e perguntar, questionar.... Pode se sentir inquietada, cutucada, querendo saber mais e melhor ou percebendo que se pode mudar de opinião.... [...].

Com isso, pode-se perceber o quanto é importante inserir a contação de histórias no cotidiano escolar das crianças, já que é uma ferramenta de trabalho para estimular o gosto literário de forma lúdica e fazer com que as crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com