TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS VALORES HUMANOS NA EDUCAÇÃO

Por:   •  11/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 8

Tendo como apoio o Texto-base VALORES HUMANOS NA EDUCAÇÃO (de Florisbela P. Andrade, Karla A. S. Bispo e Mara C. S. dos Santos) e o texto proposto como leitura complementar A CONSTRUÇÃO DOS VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO (de Silvia Helena Mousinho e Márcia Spíndola), responda às questões abaixo. Não exprima apenas opiniões de cunho pessoal, enriqueça o seu posicionamento com referência fundamentada. (Mencione as fontes pesquisadas).

1ª QUESTÃO:

Não se pode pretender que a aprendizagem de valores se dê meramente pela transmissão de conceitos, mas, na possibilidade da reflexão crítica das inúmeras situações cotidianas que se apresentem, pois devem ser vistos não como uma disciplina, mas como uma tarefa de aprendizagem, uma vivência. Os valores estão presentes nas opções individuais e são referendados em todos os âmbitos de nossa vida nas dimensões social, histórica, cultural, afetiva, política, econômica, pois, cabe aqui indagar:

a) Qual é o papel da escola como referencial para o aluno na construção de sua escala de valores?

Resposta: “Lembre-se está na LDB-Lei Diretrizes e Base Da Educação Nacional - que é dever da escola o compromisso de educar os alunos dentro dos princípios democráticos.” De acordo com a aprovação da BNCC, temos como recomendado, uma educação básica onde possamos proporcionar uma formação com desenvolvimento mais humano e globalizado aos nossos estudantes. Esta formação irá propiciar aos alunos uma capacitação para que se possa construir uma comunidade que seja mais igualitária, onde se norteie uma educação com mais justiça, ética, inclusiva, solidária, responsável, etc.

Com estes princípios, o papel da escola terá como responsabilidade o desenvolvimento de habilidades e competências aos quais o aluno necessitará em sua vida.

Desta forma, temos segundo Aquino “escola não é lugar de veiculação de informação. É o lugar da

desconstrução delas, para que seja possível interpretar o que acontece ao nosso redor, antes dele e para além dele” (p. 38). Com isso, temos que ter a certeza que o papel da escola não é apenas de ensinar, e sim de estimular que o aluno tenha a curiosidade e por meio desta, gerar uma reflexão que sejam provocados pelo professor, fazendo com que se construa novos conceitos no cotidiano em que se vive.

b) E estes valores estariam relacionados somente ao ambiente escolar?

Resposta: Sim, pois é no ambiente escolar que os alunos costumam ter o primeiro contato com a sociedade fora de seu meio familiar. Embora a família seja essencial na construção do indivíduo dando-lhe valores, onde estes estão além de sua formação, é na escola que eles vão ter estes valores reforçados, ou seja, é na escola que eles irão obter experiências de vida praticando os conceitos obtidos no meio familiar. Portanto, a escola não assume o papel familiar, mas sim acrescenta conhecimentos.

c) De que forma podemos criar um espaço sistemático de discussão e aprendizagem sobre valores no ambiente escolar?

Resposta: Para se poder criar um espaço sistemático de discussão, devemos primeiramente investir nos programas curriculares na formação dos docentes, com a ausência desses investimentos, temos que improvisar a educação nos parâmetros das dimensões moral e ética.

2ª QUESTÃO:

Um aluno do curso de licenciatura do Consórcio CEDERJ, cursando Estágio Supervisionado, faz uso de trechos de textos da internet para responder questões de uma atividade a distância. O mediador a distância, ao fazer a correção de sua atividade, percebe inconsistências e constata, de fato, que o estagiário copiou literalmente páginas de artigos da internet sem citar as fontes. Considerando que o futuro professor fora alertado sobre a importância da citação das referências, inclusive, com acesso a material elaborado especificamente para esclarecimentos sobre o plágio, o mediador a distância NÃO PONTUA A ATIVIDADE, FICANDO O ESTAGIÁRIO COM ZERO NA AVALIAÇÃO. Teça considerações sobre o caso, fundamentando a sua resposta.

Resposta: Plágio é um roubo intelectual, onde a pessoa se apropria de uma ideia e não dá os créditos ao responsável.

Podemos perceber que a apropriação de ideias pelo aluno é praticada desde o ensino básico, onde chamamos de "cola". Neste estágio, os professores não costumam repreender os educandos quando se verifica o plágio nos trabalhos escolares, levando-os a permanecer na apropriação indevida durante todo seu período estudantil.

Durante um trabalho onde usaremos ideias de uma outra pessoa, devemos realizar as citações, para que o autor possa receber os créditos de seus pensamentos. A citação é essencial e necessária para apoiar as opiniões defendidas em qualquer trabalho acadêmico e utiliza outros autores para enriquecer o escopo da pesquisa. Em outras palavras, não usar citações não significa que você não possa pensar em algo interessante, mas sim explicar e elogiar o autor que lidou com o mesmo tópico. As citações devem ser inseridas nas regras introduzidas neste artigo, porque o uso incorreto das citações pode fazer com que os leitores não entendam ou ainda não consigam passar o devido crédito ao autor original. Usar citações sem especificar seus autores originais acabará por causar problemas em alguns trabalhos acadêmicos: roubar, ou seja, usar o texto como autor.

Portanto, no caso citado sobre o estagiário obter nota zero em sua avaliação, como ele foi alertado a não cometer tal procedimento, o mesmo teve o resultado condizente com teu ato.

3ª QUESTÃO:

Final de bimestre. Você elaborou uma avaliação bimestral, levando em consideração a proposta pedagógica de sua disciplina e os objetivos a que se propunha. Criteriosamente, avaliou os alunos e registrou as médias, uma a uma, no diário de classe. Mas, quando os boletins chegaram às mãos dos alunos, todos perceberam várias alterações nos graus que foram atribuídos por você. Mais tarde, você e seus alunos ficaram sabendo que o diretor da escola alterou as notas sem lhe consultar.

a) Qual seria a conduta mais adequada do professor diante do caso?

Resposta: Neste caso, fica óbvio que há falta ética do diretor da escola. A decisão do professor e todo o seu trabalho na emissão de notas uma a uma foram desrespeitadas e ignoradas. Não houve diálogo ou explicação para esse comportamento adotado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com