TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Componentes da Cultura

Por:   •  22/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 3

Componentes da cultura

O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, Edward Taylor, Um dos pioneiros da antropologia, definiu que a cultura seria “em seu amplo sentido etnográfico, este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou quaisquer outras capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.

Em uma definição menos estática, outros pioneiros propuseram que “cultura abrange todas as manifestações de hábitos sociais de uma comunidade, as reações do indivíduo afetado pelos hábitos do grupo em que vive e o produto das atividades humanas, como determinado por esses hábitos.” – Proposta por Franz Boas. E Bronislaw Malinowski definiu que “a cultura é uma unidade bem organizada dividido em dois aspetos fundamentais – um corpo de artefactos e um sistema de costumes”.

De modo geral, a cultura se constitui dos seguintes elementos: os traços culturais, o complexo cultural, a área cultural, o padrão cultural e a subcultura.

Traços culturais

Traços culturais são os menores elementos que permitem a descrição da cultura. Alguns traços são simples objetos. Exemplo: uma cadeira, uma mesa, um brinco, um machado, um vestido etc. Outros não são materiais e compreendem atitudes, comunicação e habilidades. Exemplo: aperto de mão, beijo, oração, poesia, festa etc.

Mas nem sempre é fácil identificar em uma cultura esses traços culturais. Por exemplo, o feijão, como prato alimentício é um traço cultural; mas o feijão como um dos ingredientes da feijoada, torna-se apenas um item dessa dieta angolana.

COMPLEXOS CULTURAIS

Consistem no conjunto de traços ou num grupo de traços associados, formando um todo funcional. Exemplo: o carnaval (reúne um grupo de traços ou elementos relacionados entre si, ou seja, carro alegórico, música, dança, instrumentos musicais, desfile, organização etc.).

PADRÕES CULTURAIS

O padrão cultural é um comportamento generalizado, estandardizado e regularizado; ele estabelece o que é aceitável ou não na conduta de uma dada cultura.

O padrão de comportamento consiste em uma norma comportamental, estabelecida pelos membros de determinada cultura. Essa norma é relativamente homogênea, aceita pela sociedade, e reflete as maneiras de pensar, de agir e de sentir do grupo. Exemplo: O matrimônio (engloba o complexo do casamento e o complexo da vida familiar). São exemplos também ir à Igreja aos domingos, participar do carnaval, assistir ao futebol, comer três vezes ao dia.

Área cultural

A religião em que predominam determinados complexos culturais forma uma área cultural. Esta é, portanto, o espaço geográfico no qual se manifesta uma certa cultura. Assim, os grupos humanos localizados em determinada área cultural apresentam grandes semelhanças quanto aos traços e complexos culturais.

Quando diversas culturas, de diferentes origens, se encontram em uma mesma área cultural, e entre elas se desenvolve uma relação de simbiose e respeito mútuo, temos uma situação multicultural.

Subcultura

No interior de uma cultura podem aparecer diferenças significativas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com