TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO – PROGRAD

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO

BÁSICA – PLATAFORMA FREIRE

DISCIPLINA – ENSINO DA HISTÓRIA

DOCENTE – EDVAN AVELAR SILVA

DISCENTE – MARIA BATISTA DO NASCIMENTO

CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

NOVA SOURE/BAHIA

ABRIL DE 2013

[pic 2]

MARIA BATISTA DO  NASCIMENTO

RELATÓRIO

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, como requisito parcial de avaliação da disciplina Ensino da História.

Professor Edvan Avelar da Silva.

NOVA SOURE/BA

ABRIL DE 2013

Resumo

O presente trabalho apresenta os aspectos exigíveis para a realização do referente relatório técnico que descreve a história da Política do Município de Nova Soure. Este por sua vez tem por objetivo é demostrar minuciosamente como ocorreu à história da política de Nova Soure levante em consideração as observações relevantes. e também será de importância para o conhecimento de todos que estão envolvidos.

Palavras-Chave: Politica; Relatório; Nova Soure.

  1. INTRODUÇÃO

O processo histórico da cidade de Nova Soure iniciou-se com a vinda dos jesuítas Padres da Companhia de Jesus especificamente no ano de 1560, na referida época o lugar era habitado pela tribo dos Quiriris, estes construíram um convento e promoveram a catequização dos índios. A partir de então se iniciou a povoação surgindo dessa forma o povoado Natuba, posteriormente município de Nova Soure.

O presente relatório descreve a história da Política de Nova Soure. Contudo a exploração do referido assunto vem explanar a importância de se conhecer profundamente os processos e fatos políticos do Município de Nova Soure.

Entretanto, vale ressaltar que á pesquisa realizada delimita-se apenas a cidade Nova Soure/Bahia.

  Caracteriza-se como objetivo deste relatório conhecer o processo sistemático e histórico da política do município já referido além de, constatar e verificar a veracidade dos fatos apresentados baseado nos relatos e documentos.

 Portanto este relatório caracteriza-se com ampla relevância para que os indivíduos possam conhecer a historia politica de seu município. Conclui-se que o presente trabalho, é uma pesquisa que contribui para adquirir conhecimento de causa e promover o entendimento da politica atual.

  1. DESENVOLVIMENTO

A Política de Nova Soure iniciou-se quando a comunidade local percebeu a necessidade de uma organização e consequentemente de um governante.

 Baseado em pesquisa pode-se afirmar que havia alguns intendentes, nome que define que ia governar, dentre estes:

Arlindo de Andrade Passos, José Ferreira da Silva, Antônio Julio de Castro, Francisco de Freitas Filho, Nicomedes Caetano de Jesus, José Honorato de Souza Neto, Monselhor Antônio Gaitto e Américo Dantas dos Reis.

A primeira eleição do município de Nova Soure ocorreu, após a emancipação, com o subsidio do Senhor Monsenhor Gaitto do qual era líder religioso e chefe político.  O primeiro prefeito eleito foi o Sr. José Ferreira da Silva, conhecido também como Juquinha, governou entre o período de 1947 até 1950.  Os primeiros vereadores do município foram Pedro Moreira da Silva, Joaquim Moreira de Carvalho, José Batista de Souza entre outros.

No ano de 1951, houve a segunda eleição desta ficara eleito como prefeito o senhor Ramiro Vieira administrando o município ate o ano de 1954 e vereador Gabriel Gonçalves de Souza. A terceira eleição ocorrera em 1955 elegendo o senhor Dr. Emanoel Ferreira da Silva este por sua vez, era dentista, no mesmo ano elegeu-se como vereadora sua irmã a professora Maria de Lourdes Ferreira da Silva, esta prestava serviço na primeira escola do município sendo a escola D. Pedro I.

Posteriormente no ano de 1959 elegeu-se o senhor José Ramos de Souza este governou ate 1962 durante sua administração o município de Nova Soure crescera e passou a se desenvolver principalmente nos aspectos de infraestrutura. Vereadores da época José Soares dos Anjos , Edézio Dantas Bastos. De 1963 ate 1966, elegeu-se novamente o Dr. Emanoel Ferreira da Silva e vereadores Valdemar de Araújo Góes Carijé e Aristides de Carvalho.

Vale destacar ainda que em 1967 o senhor José Ramos de Souza retornou novamente a administração pública governando ate 1970, os vereadores desta sexta eleição foram os senhores José Ferreira da Cruz, Eriston José de Almeida e José Moreira da Silva.

Prosseguindo com o processo histórico na sétima eleição realizada no município de Nova Soure elegeu-se como prefeito de 1971 á 1972 o senhor José Ariston de Almeida, este na época recebeu o apoio politico do senhor José Ramos de Souza, os vereadores eleitos eram Domingos Filho, José Batista de Aragão estes lideres do povoado Bela Vista e Quixabeirinha. De 1973 á 1976 o senhor José Ramos de Souza governou o município novamente em sua administração possuía os vereadores, Albino Moreira da Cruza líder do povoado Melancia. Vale ressaltar que nesta eleição estes vereadores realizaram alguns trabalhos que contribuíram para o desenvolvimento do município.

Em 1977 na nona eleição, ressaltando que só durante a oitava eleição passou-se a ter candidato a vice-prefeito, neste ano elegeu-se como prefeito o senhor Eriston José de Almeida e como seu vice Antônio Anfilófio dos Reis, estes administraram ate 1982, os vereadores eram Antônio Biscarde na época presidente da câmara municipal, Renato Neri de Matos e Efraim Moreira de Carvalho. No ano de 1983, novamente o senhor José Ramos de Souza, retornara para administração pública, tendo como vice Antônio Biscarde, e como vereador José da Mata Sobrinho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com