TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO NACIONAL DE FORM DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  28/7/2021  •  Dissertação  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

PLANO NACIONAL DE FORM DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-PORTEL/PA

ANGELA SANTANA COSTA DOS SANTOS

DANIELA AMARAL GOMES

DEUSA MARIA DOS SANTOS COSTA

LUCINEY MACHADO DE AQUINO

MARIA DO SOCORRO COELHO DOS SANTOS

DISSERTAÇÃO: Principais pontos de críticas e rupturas de ideias entre a Escola Clássica e as Modernas de Administração

PORTEL/PA

2021

        As teorias são propostas de acordo com os contextos históricos em que estão inseridas, enfatizando os problemas mais importantes enfrentados na época em que foram fundamentadas. A primeira Escola foi a Clássica, responsável pela ênfase nas tarefas por Frederick Taylor e Henry Ford e fonte de embasamento de todas as outras teorias posteriores, seja como crítica aos pontos falhos dessa ou apropriando-se das vantagens oferecidas pela mesma. A Escola de Relações Humanas logo após a consolidação do pensamento clássico como uma espécie de crítica ao dito pelas teorias anteriores, que tinham o funcionário como recurso produtivo. Ainda depois das teorias Comportamentais, a Teoria Neoclássica surgiu unindo os pensamentos de quase todas as outras teorias prévias.

Com a introdução da variável ambiental iniciou-se a trajetória sobre organizações complexas, isso significa olhar uma organização sob uma perspectiva mais ampla, ou seja, sob o ponto de vista de sistemas, um ponto de vista holístico.

Como resposta à Abordagem Clássica da Administração, tornaram-se públicos os primeiros trabalhos envolvendo o estudo do comportamento humano, bem como o impacto de algumas mudanças de fatores sobre esses comportamentos. Como consequências dos resultados obtidos a partir da realização da experiência de Hawthorne, em Chicago, para pesquisar a correlação entre iluminação e eficiência dos operários, medida por meio da produção, surgia a abordagem Humanística da Administração. A qual defendia a ideia de que se deveria humanizar as organizações. Começaram a ter notoriedade aspectos como motivação humana, liderança, relações interpessoais, presença do fator psicológico. E assim, as empresas começaram a perceber a importância de se levar em conta os referidos fatores, sendo atribuído ao departamento de pessoal, a função de administrar esses novos desafios.

Dessa forma, pode -se dizer que a ruptura de ideias entre a Escola Clássica e as Escolas Modernas de Administração, a começar que a Escola Clássica de Fayol possuía grande foco na produtividade, com uma visão mecanicista dos funcionários e da produtividade, desconsiderando o elemento humano nas organizações. Já as Escolas Modernas de Administração possuem consideração pelo elemento humano, rompendo de uma vez com a visão mecanicista, ao buscar por criatividade, inovação, além de gerar e transmitir conhecimentos de forma eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com