TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  1/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  7.449 Palavras (30 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

DENISE DA PAZ PASSOS

 (2010.0923)

OBSERVANDO E COOPARTICIPANDO NA ESCOLA CARLOS PEREIRA DA SILVA NO MUNICÍPIO DE CABACEIRAS DO PARAGUAÇU – BA

CRUZ DAS ALMAS

                                                                                   2012.1

DENISE DA PAZ PASSOS[pic 3]

OBSERVANDO E COOPARTICIPANDO NA ESCOLA CARLOS PEREIRA DA SILVA NO MUNICÍPIO DE CABACEIRAS DO PARAGUAÇU – BA

Relatório apresentado como requisito para avaliação do Estágio Supervisionado I do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza – PARFOR/UFRB, sob orientação da professora Jaqueline.

                                                CRUZ DAS ALMAS

2012.1

SUMÁRIO[pic 4]

1. INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------------

2. AMBIENTAÇÃO        -------------------------------------------------------------------------------2.1. A ESCOLA---------------------------------------------------------------------------

2.2. A TURMA-----------------------------------------------------------------------------

3. OBSERVAÇÃO---------------------------------------------------------------------------------3.1. A ATUAÇÃO DA PROFESSORA----------------------------------------------

3.2. SITUAÇÕES DIDÁTICAS – DESCRIÇÃO E ANÁLISE------------------

3.3. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS-------------------------------------------

3.3.1. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM                          

AVALIAÇÃO DO PROCESSO        

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS------------------------------------------------------------                                                        

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS----------------------------------------------------                                        

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa relatar as observações realizadas durante o estágio da disciplina Ciências em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental no Colégio Municipal Carlos Pereira da Silva localizado no distrito de Geolândia no município de Cabaceiras do Paraguaçu, tendo com carga horária 136 horas no período de 23/04/2012 a 03/08/2011. O estágio foi uma exigência curricular do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), vinculado ao Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR). O Estágio Supervisionado I do semestre 2012.1 teve como foco o estudo da realidade escolar nos aspectos administrativos e pedagógicos e diagnósticos de espaços de atuação profissional caracterizando o contexto e as relações de trabalho nesses espaços, analisando e refletindo a prática do ensino de Ciências Naturais por meio de observação direta em sala de aula, de escolas públicas nos anos finais do Ensino Fundamental.

Os objetivos propostos para o estágio foram: Perceber o lugar que o estágio ocupa no contexto da formação de docentes; Caracterizar o contexto e as relações de trabalho de escolas públicas do Ensino Fundamental (6°e 9° ano); Analisar situações de ensino em sala com base nos princípios que definem boas situações de aprendizagem e contemplam as diferentes dimensões do conteúdo; Observar a contextualização didática dos conteúdos feita pelo professor regente, utilizando os conhecimentos específicos construídos ao longo da trajetória do curso; Afirmar a opção profissional do magistério; Construir e tomar consciência de um estilo próprio como professora; Verificar como a dinâmica discursiva e privilegiada pelo professor regente durante as aulas de Ciências naturais nos anos finais do Ensino Fundamental.

Para a realização do estágio foi necessário o contato com a escola via diretor, professor, vice-diretor, secretária e o corpo administrativo para o preenchimento do roteiro da coleta de dado e análise do PPP, Carta de Encaminhamento, termo de compromisso do estágio. (ANEXO). Além das atividades de observação da rotina escolar foram realizadas atividades de participação de colaboração na prática diária e regência e momentos como apoio aos alunos com dificuldade de aprendizagem.

O trabalho realizado na disciplina Ciências não só serviu como base para pesquisa da prática docente como também mostrou a grande importância da prática baseado no principio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos na vida acadêmica profissional e pessoal.

Para tanto este trabalho procura compreender o estágio como uma das ações responsáveis pela articulação entre teoria e prática, enquanto subsídio fundamental da docência como forma de assegurar também ao discente uma prévia dos desempenhos profissionais desejados em sala de aula. Como diz Freire (2000) “O discurso da impossibilidade de mudar o mundo é o discurso de quem por diferentes razões, aceitação e acomodação inclusive por lucrar com ela. A acomodação é expressa da desistência da luta pela mudança”. Contudo o profissional da educação que não desempenhar sua função de forma a entender plenamente os princípios fundamentais da educação, o fará por ignorância ou por comodismo muito mais pela aceitação dos problemas considerando-os difíceis de enfrentar, do que pela ignorância, pois nunca se teve tanta oportunidade de conhecimento como nos dia atuais.

Enfim, a educação, processo de desenvolvimento essencial ao ser humano não é estática porque acompanha a evolução e, portanto, é dinâmica e adaptável a cada novo tempo que chega. Assim, a educação deve ter regulamentações sobre as atividades escolares descentes e docentes, administrativas entre outras. Orientar a prática pedagógica para a obtenção do sucesso no trabalho exige normas, daí a função da lei n° 9394/96_ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que orienta e regulamenta o aspecto na educação brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.5 Kb)   pdf (600.9 Kb)   docx (382 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com