TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATIQUE RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Por:   •  5/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

RELAÇÕES INTERPESSOAIS

A escola deve atuar no sentido de flexibilizar as regras e os papéis de gênero, respeitando o papel individual do aluno, evitando assim estereótipos, visto que os educadores conhecem pouco sobre o tema, por se tratar de algo novo e não tão presente nas discussões do meio escolar e que em sua formação não houve/há disciplinas específicas ou esclarecedoras sobre a abordagem do tema, o que influencia em suas didáticas pela insegurança no tratamento do tema, principalmente com relação aos pais ou responsáveis, às famílias onde a cultura dos brinquedos/brincadeiras de meninas ou de meninos, roupas, comportamentos e hábitos tipificados como femininos ou masculinos ainda é culturalmente muito forte e naturalizada. Enfim, vejo que o papel do educador em relação ao gênero, deve ficar apenas em conscientizar seus alunos sobre o respeito aos diferentes tipos de pessoas e seus comportamentos, o que alias, esse tipo de conscientização esta presente nas escolas.

Nos dias de hoje somos instruídos a respeitar as diferenças, na escola há um bom convívio entre diversos tipos de gêneros, as pessoas estão aprendendo a conviver com as diferenças, apesar de ainda haver preconceitos. O papel do educador nesse processo é de fundamental importância para dar flexibilidade ás regras e os papéis de gênero e levar os alunos a uma reflexão sobre as relações de gênero.

A mulher por muito tempo não tinha o mesmo papel que o homem na sociedade ou seja, nem sempre desempenhou as mesmas funções do homem na sociedade. O máximo que se permitia à mulher era ser professora ou somente exercer o papel de dona-de-casa, mãe e esposa. Dessa forma, ela vivia em função do homem, por isso era pouco valorizada. Era desvalorizada, inferiorizada, não tinha voz na família e nem na sociedade e por séculos foi impedida de ter uma profissão, de votar e ser votada, de escolher o marido, entre outros.

Em nossa sociedade, a diferença entre homens e mulheres muitas vezes é hierarquizada, mantendo situações nas quais as mulheres tendem a ocupar um lugar inferior. Ou então, a diferença é utilizada como expressão de vitimização para favorecer interesses individuais. Portanto, hoje não existe mais tanto preconceito quanto a esses papeis ditos masculino e feminino, visto que na própria escola ao qual eu trabalho emprego que antes eram para apenas mulheres, hoje tem homens, como por exemplo; merendeiras (os).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com