TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratiques Módulo 01

Exames: Pratiques Módulo 01. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  2.402 Visualizações

Página 1 de 3

Pratiques Módulo 01:

“FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADES, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES” de João Antonio Cabral de Monlevade.

ATIVIDADES DE PRATIQUE

01 - Em seu Município, você conhece pessoas que se submeteram ao exame de admissão? Entreviste-as, para sentir um pouco as dificuldades que elas enfrentaram e perceber como a educação brasileira mudou em quarenta anos. Registre suas resposta.

Entrevistando W.B., 59 anos, que passou no exame de admissão da época. Estudou muito para ser aprovada no exame, e conclui que valeu o esforço, pois foi através deste método que até hoje tem grande conhecimento e disposição para aprender. Segundo W.B., quem não era aprovado no exame de admissão, era obrigado a fazer o 5º ano, para poder iniciar na 1ª série do curso ginasial. Sua visão hoje quanto à educação é que devido à influência política e a criação de leis a educação regrediu apesar de termos tecnologia superior, e o jovem está cada vez mais despreparado para o mercado de trabalho tendo que fazer cursos profissionais e atualização constante, W.B. afirma que conhece diplomados com pouco conhecimento devido fraca formação escolar e acadêmica.

02 - Você se sente em processo de educação contínua, permanente? Como? Que conhecimentos e habilidades fazem parte de sua formação como profissional, que não impreterivelmente são necessários em sua ocupação? Vale a pena a gente ter um diploma de advogado e continuar sendo vendedor em banca de jornal? Discuta com os colegas essas questões.

Não existe conhecimento que não é importante, porque uma formação e sempre um avanço na vida profissional, o fato de ter um emprego não significa que a pessoa não possa ter um diploma, mas ter um diploma não significa que ele terá condições de vida melhor.

03 - Na biblioteca de sua escola existem exemplares da LDB? Que artigos dela já foram modificados de 1997 a 2005? Você conhece alguma bibliografia sobre a LDB? Leia o texto da lei e destaque os dispositivos cujo significado você precisaria aprofundar.

Existem, e uma das mudanças foram a idade do ingresso no ensino fundamental, foi alterada obrigando a matricula de das crianças de seis anos de idade no ensino fundamental.

04 - Você é sindicalizado? Como estão organizados os funcionários das escolas estaduais e municipais em sua cidade? Você já fez uma greve? Como reagiram seus familiares? Quais são as reivindicações do sindicato para professores e funcionários? Você já leu a Constituição Federal? E a Constituição de seu Estado? Existem exemplares da Lei Orgânica do Município na biblioteca da escola?

Sou sindicalizada. Estamos vivendo uma crise na educação, no momento os professores e funcionários estão em greve lutando por seus direitos. Os professores merecem ganhar melhor. Meus familiares estão de acordo, pois só assim os profissionais da educação serão valorizados. As reivindicações dos sindicalistas é por melhoria na educação. Tudo isso vai ser bom para todos os funcionários, professores e alunos, porque com a valorização todos sairão ganhando.

05- Como se dá a gestão em sua escola? Existe uma Proposta Pedagógica? Um Regimento Escolar? Como são escolhidos o diretor e sua equipe? Há um plano de gestão do mandato? E o Conselho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com