TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panorama histórico mercado de trabalho engenharia civil

Por:   •  26/7/2015  •  Resenha  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

Panorama histórico referente ao mercado de trabalho.

O panorama de crescimento brasileiro está intrinsicamente ligado ao mercado de trabalho, não só no âmbito da engenharia civil, mas em um todo.

O brasil no século XX viveu em suas primeiras décadas um período de relativa estabilidade, tomando como base PIB, com valores de crescimento próximos. Contudo, no período que se refere ao regime militar houve um grande crescimento no PIB, principalmente na década de 70, com o governo de Médici e o “milagre econômico”. Tal milagre aqueceu o mercado, aumentando a demanda por mão de obra e assim gerando uma série de empregos pelo fato das diversas obras de infraestrutura realizadas pelo governo. Aos Engenheiros Civis sobrou oportunidades de trabalho. Como exemplo de grande obra da década tem-se a usina hidrelétrica de Itaipu iniciada em 1975 e finalizada em 1982.

No entanto, todo crescimento da década de 70 foi por água abaixo, com a chamada crise da dívida, proveniente da crise do petróleo que fez com que os países desenvolvidos parassem de consumir os commodities, o que culminou na quebra da economia brasileira. Tal fato foi um choque, fazendo com que o campo da engenharia ficasse praticamente estagnado. Não bastando, a inflação foi as alturas, sendo controlada somente na década de 90 com o plano real, Após isso, o Brasil voltou a crescer de forma mediana colocando novamente de forma lenta todos os campos da engenharia em destaque.

A partir dos anos dois mil, com incentivo do governo diversos programas de crescimento foram criados (PAC), e outros projetos que demandaram as mais diversas obras de acessibilidade (Copa do mundo, Olimpíadas), promoveram a ascensão da construção civil, mas não restrita a grandes obras a mesma cresceu em todas as suas áreas, pois o brasileiro passou a ter uma maior estabilidade econômica e uma maior capacidade de investimento.

Tabelas:

PIB

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (28.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com