TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e controle da produção

Por:   •  10/6/2015  •  Artigo  •  2.992 Palavras (12 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO: TÉCNOLOGO EM LOGÍSTICA

Autor

Prof.Orientador:


Planejamento programação e controle de produção (ppcp) A IMPORTANCIA DO DEPARTAMENTO DE PPCP PARA AS ORGANIZAÇÃO PRODUTIVAS.

ResuMO

 Este artigo tem por finalidade apresentar um estudo bibliográfico sobre o Planejamento Programação e Controle da Produção e suas principais características e apresentar um analise do relacionamento do PCP com a produção, onde cada etapa do seu processo está totalmente interligada visando um único objetivo produzir aquilo que foi planejado de forma rápida e com qualidade de forma que mantenha os padrões de custos. O PCP pode ser definido como um departamento responsável pela coordenação, aplicação e controle de todos os processos produtivos e disponibilizando todos os recursos necessários para o sistema produtivo de uma forma que atenda da melhor maneira possível os planos elaborados pelos níveis estratégicos, táticos e operacionais da empresa. Portanto este artigo contribuiu de forma significativa os seus objetivos apresentando de forma simples a estrutura que formam o departamento do PCP, porém este estudo deve por finalidade apresentar a importância e a necessidade desta ferramenta para as organizações produtivas.

Palavras-Chave: Planejamento é tudo.

ABSTRACT

This article aims to present a bibliographic study on the Planning Programming and Production Control and its main features and present a PCP Relationship analysis to production, where each step of your process is fully interconnected targeting a single goal to produce what has been planned quickly and with quality in order to keep the costs of standards. The PCP can be defined as a department responsible for the coordination, implementation and control all production processes and providing the necessary resources for the production system in a way that meets the best possible way the plans drawn up by the strategic, tactical and operational levels company. So this article contributed significantly its objectives by introducing simply the structure forming the PCP department, however this study should intended to present the importance and the need for this tool for productive organizations.

Keywords : Planning is everything.


1 apresentação do (ppcp)

         Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) é um sistema inovador que se mostra eficaz, trouxe bons resultados para o sistema administrativo das empresas que o adotaram, concedendo melhorias que orientarão nos processos produtivos de modo controlado para correções e eventuais desvios, minimizando perdas na produtividade e otimizando lucros (LUSTOSA et al. 2008).

De acordo com Ceryno (2012) o PCP é um departamento responsável pelo controle e planejamento da produção de um determinado período, sendo uma ferramenta essencial para a tomada de decisão para a melhor definição dos recursos utilizados pela produção, o sistema atua coordenadamente antes, durante e depois dos processos buscando reduzir tempo, insumos, espaço físico, mantendo uma boa rede de relações com as demais áreas da empresa de forma inteligente.  

Ceryno (2012, pg.12) “podemos dizer que o PCP está pronto quando ele responde as seguintes questões: o que produzir?, quando produzir?, onde produzir?, como produzir?, quando produzir?, com o que produzir? e com quem produzir?”. Slack et al. (2002 pg.314) afirma que “o objetivo do planejamento, programação e controle da produção é garantir que os processos da produção ocorram eficaz e eficientemente e que produzam produtos e serviços conforme requeridos pelos consumidores”.

O planejamento e controle da produção, como setor de apoio à produção, atua dentro destes três níveis de decisões (estratégico, tático e operacional). No nível estratégico, colabora com a formulação de um plano de produção consolidado com o plano financeiro e o de marketing. No nível tático, desmembra o plano de produção, detalhando os bens e serviços que serão executados. E no nível operacional, programa e acompanha cada implementação deste plano-mestre (FERREIRA, 2010 apud TUBINO, 2007).

            Nenhuma empresa funciona na base da improvisação. Nada é feito aleatoriamente. Tudo precisa ser planejado antecipadamente para evitar desperdícios, perdas de tempo, atrasos ou antecipações desnecessários, o planejador terá a função de oferecer ao programador as informações necessárias para o desenvolvimento da programação. (CHIAVENATO 2008).

O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível. Com o plano de produção o programador determina quando de verá ser realizadas as tarefas e operações de produção e quanto deverá ser feito, estabelecendo uma agenda de compromissos para as diversas unidades envolvidas no processo produtivo da empresa (CHIAVENATO 2008).

1.1 fases E ATIVIDADES DO (ppcp)

Para funcionar de forma adequada PCP necessita trabalhar com um enorme volume de informações que são recolhidas de varias fontes do sistema produtivo, para que sejam administradas da melhor forma possível, sendo assim são apresentadas quatro fases principais, cada qual analisada indistintamente, que são:

 

  • Projeto de produção;
  • Coleta de informações;
  • Planejamento da produção;
  • Controle da produção.

Tabela– Os sistemas de produção e os sistemas de PCP [pic 1]

Fonte: CHIAVENATO 2005, p.106.

Projeto de produção; define projeto como um conjunto sistemático de informações que serve de base para a tomada de decisões relativas à alocação de certo montante de recursos. Destaca também a necessidade de capacidade de gerência POMERANZ (1988) “pois, em caso contrário, a própria elaboração do projeto, concebido como uma atividade racional tendente a maximizar os resultados de uma aplicação de recursos, perderia sentido”.

Coleta de informações; de acordo com os conceitos do SENAI, (1999, p. 30) a segunda fase do PCP é resumida na reunião e coleta de informações que são necessários para a elaboração do esquema do projeto de produção para que seja devidamente montada, quantificado e dinamizado. As coletas de informações têm por finalidade dar subsídios para a formulação do plano de produção que englobam os fatores de capacidade de cada máquina, sequencia do processo de produção, os métodos de trabalhos, volume de estoque e entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (545.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com