TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Programação

Por:   •  5/2/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto  - Secretaria de Educação de Estado do Espírito Santo

Documento de especificação de requisitos

1. Introdução

        Este documento contém a especificação de requisitos para o projeto de informatização da secretária do CEET- “Vasco Coutinho”. Esta atividade foi desenvolvida usando a técnica de modelagem de casos de uso e, portanto, esse documento apresenta os diagramas de caso de uso gerados, bem como as descrições dos atores e dos casos de usos identificados nesses diagramas. Na seção 2, uma breve descrição do domínio do problema é feita.

2. Descrição do Mini-mundo

        A secretaria do CEET "Vasco Coutinho” deseja um sistema que possibilite os funcionários trabalharem com mais agilidade, segurança e controle no que diz respeito à produção de documentos e monitoramento de alunos da escola.

A Secretaria possui diversas tarefas sendo algumas descritas pelos entrevistados como prioridade para ser informatizado a emissão de certificado de conclusão de curso. Em um primeiro instante, apenas os elementos envolvidos diretamente neste contexto serão alvo do sistema, como é possível notar pela descrição a seguir:

        O cadastro dos alunos conterá as seguintes informações: nome, data de nascimento, naturalidade, nacionalidade, sexo, profissão, endereço, telefone, e-mail, filiação, nome do responsável e seus dados, modalidades de ensino, situação do aluno no ano anterior, a documentação apresentada para sua matrícula, cor/raça, necessidade educacionais especiais e outras escolas que o aluno freqüentou.

O CEET possui vários alunos, sendo que, estes são distribuídos em três turnos: matutino, vespertino e noturno. São oferecidos seis tipos de cursos técnicos: informática, gestão empresarial, turismo, áudio, vídeo e confecção modelagem.

        Ao término do curso será emitido ao aluno um certificado contendo o nome da instituição de ensino, matrícula, nome completo, disciplinas, carga horária e assinatura do Diretor/ responsável, sendo que, a segunda via somente será emitido mediante boletim de ocorrência.

Para efeito de organização e controle, a secretaria deseja obter o controle de matrículas, emissão de certificado e declarações.

Visando agilidade no atendimento será disponibilizado um terminal de consultas por nome, CPF ou matrícula. Assim o secretário poderá consultar devidamente o cadastro dos alunos.

                                           Descrição de caso de uso

Projeto: Secretaria.

Sub-Sistema: Controle de Disciplinas

Nome do caso de uso: Cadastrar Disciplinas

Analista:

Data: 21/06/2006

______________________________________________________________________

Descrição: Este caso de uso é responsável pelo controle de disciplinas, abrangendo a inclusão de novas disciplinas, consulta e exclusão das mesmas. Caso os dados sejam validados, as informações são registradas.

Curso Normal:

Incluir Nova disciplinas

O funcionário informa os dados da(s) nova(s) disciplina(s), incluindo nome, carga horária, descrição, professores.

Alterar dados das disciplinas

O funcionário informa os dados da(s) disciplinas que deseja alterar. Os novos dados são validados e a alteração é registrada.

Consultar dados das disciplinas

O funcionário informa a(s) disciplina(s) que deseja consultar. Os dados da(s) disciplina(s) são apresentados.

Excluir Disciplina

O funcionário informa a Disciplina que deseja excluir. Os dados da Disciplina são apresentados e é solicitada confirmação. Se a exclusão for confirmada, a classe é excluída. Não é permitida a exclusão de uma Disciplina que tenha títulos nele classificados.

Cursos Alternativos:

Incluir nova disciplina/Alterar dados das disciplinas

  • Dados da disciplina são inválidos: uma mensagem de erro é exibida, solicitando correção da informação invalida.

Excluir Curso

  • Disciplina possui títulos nela classificados: uma mensagem de erro é exibida, indicando que há títulos classificados nessa disciplina.

Classes: Disciplina.

Protótipos de Interface

Exemplo: Incluir Disciplina

[pic 1]

                                           Descrição de caso de uso

Projeto: Secretaria.

Sub-Sistema: Controle de Turmas

Nome do caso de uso: Cadastrar Turma

Analista:

Data: 28/06/2006

______________________________________________________________________

Descrição: Este caso de uso é responsável pelo controle de turmas, abrangendo a inclusão de novas turmas, consulta e exclusão das mesmas. Caso os dados sejam validados, as informações são registradas.

Curso Normal:

Incluir Nova Turma

O funcionário informa os dados da(s) nova(s) turma(s), incluindo nome, carga horária, descrição.

Alterar dados das turmas

O funcionário informa os dados da(s) turmas que deseja alterar. Os novos dados são validados e a alteração é registrada.

Consultar dados das turmas

O funcionário informa a(s) turmas(s) que deseja consultar. Os dados da(s) disciplina(s) são apresentados.

Excluir turmas

O funcionário informa a turma que deseja excluir. Os dados da turma são apresentados e é solicitada confirmação. Se a exclusão for confirmada, a turma é excluída. Não é permitida a exclusão de uma turma que tenha títulos nele classificados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (374.9 Kb)   docx (62 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com