TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Por:   •  24/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.234 Palavras (9 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

POLLYANA TORRES LEMOS RA- 414479

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NA EDUCAÇÃO INFANTIL

SOBRADINHO-DF

2014

[pic 2]

POLLYANA TORRES LEMOS RA- 414479

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentada ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito obrigatório da disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil.

SOBRADINHO-DF

2014

[pic 3]

SUMÁRIO

 

Ficha de Identificação do Aluno ...................................................................4

1 – Introdução..................................................................................................5-6  

2 –  Desenvolvimento......................................................................................7

2.1 – Observação e Interação na Escola ......................................................7

 2.2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola ..............................................................................................................8-9

2.3 – Plano de Aula .........................................................................................9

 2.4_Regência......................................................................................................10-11                                      3 –  Considerações finais............................................................................12

4 – Referências ............................................................................................13


Nome do Estagiário: Pollyana Torres Lemos

RA: 414479

Curso: Pedagogia

Semestre: 4º Semestre

Ano: 2014

Início do estágio: 29/09/2014

Término do Estágio: 16/10/2014

1 INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado em educação infantil foi realizado numa Instituição particular a Congregação das Irmãs Missionárias da Santa Tereza do Menino Jesus-fundada em 15 junho de 1983, que atende crianças e adolescentes da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Foi criada para ser uma creche, mas para atender as necessidades da comunidade era preciso ampliar. Foi implantado, então, o Jardim de Infância e 1ª a 4ª série. Não parou por aí. Com o apoio da comunidade de Sobradinho, de posse de uma direção firme e competente, dedicados pedagogos e corpo docente, na década de 90, implantam a última fase do Ensino Fundamental.

Na sua linha pedagógica, conquista a excelência acadêmica por meio da Educação Integral. Concilia tradição e modernidade, tecnologia e humanismo, formação intelectual e afetiva. Compreende que o conhecimento não se resume no acúmulo de informações; o importante e aprender lidar com os dados, interpretá-los e tirar proveito deles ao longo da vida. Cultiva-se o espírito crítico e a curiosidade de pesquisar e questionar. Adota uma concepção sócia interacionista e para tanto apoia em princípios metodológicos que visam um processo de ensino-aprendizagem, nos quais os educandos são considerados participantes ativos do processo do conhecimento, por meio de uma aprendizagem significativa, contextualizada e interdisciplinar.

A Proposta pedagógica não seria viável se não dispusesse de toda sua infraestrutura atual. Esse universo educacional dispõe aproximadamente 3500 m² de área construída, na quadra 11 em Sobradinho, dividido em: amplas salas de aulas; laboratórios de ciências, química, física e biologia; laboratório de informática; biblioteca; salão de festas; piscina; parquinho; cantinas; pátios; capela; auditório e quadra esportiva.

Na estrutura organizacional conta com uma equipe composta: direção geral e coordenação pedagógica; secretaria; tesouraria; pedagógica; orientação educacional; corpo docente; assistência disciplinar; reprografia; serviços gerais; cantina.

A sua missão é: “Formar pela excelência na educação, crianças e jovens protagonistas imbuídos dos valores cristãos, solidários, criativos, que expressem suas capacidades, habilidades e competências, comprometidos com as transformação da sociedade’’.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Observação e interação

A entrada dos alunos conta com a equipe do apoio, tornando um ambiente de afetividade e respeito entre todos, que proporciona às crianças acolhimento e segurança, todos se dirigem a sua fila para o momento de oração, e toda segunda os alunos cantam o hino nacional e conforme o calendário de cada turma, o momento das apresentações, que os mesmos se apresentam para as demais turmas.

As salas são organizadas em espaços diversificados e flexíveis, pois permitem modificações no decorrer das aulas, a professora procura diversificar o espaço mudando as mesinhas que são adaptadas para a idade, essa organização propicia espaço de convivência, oportunidades para que assumam pequenas responsabilidades, esses espaços favorecem o desenvolvimento da criança para realizarem suas atividades em pequenos grupos ou individualmente, permitindo assim que os alunos interagem. Elas têm a oportunidade de criar, imaginar, fantasiar, brincar de diferentes maneiras, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação, representação, linguagem e socialização.

 A estrutura do prédio é excelente, possui uma sala bem iluminada, ventilada, limpa e decorada pela professora e os trabalhinhos dos alunos. Conta também com os armários espaçosos e organizados onde fica guardado todo material que a educação infantil necessita para sua aprendizagem.

Ao participar de todas as atividades que compõe a rotina daquela turma, dentre elas as aulas de informática, ballet para as meninas e capoeira para os meninos, vídeo, parquinho e educação física, nota-se que tudo bem organizado, em cada espaço dentro ou fora do ambiente de sala onde as crianças desenvolvem várias atividades e habilidades durante o dia, esses espaços possuem características diferente que estimula à leitura, imaginação e criatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com