TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: Extensões agropecuárias

Por:   •  25/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.939 Palavras (16 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 16

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: extensões agropecuárias


RELATÓRIO DE ESTÁGIO: extensões agropecuárias

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Câmpus Colorado do Oeste, como parte das exigências para obtenção do título de Técnico em Agropecuária.

Orientadora: Profª. Ma. Larissa Ferraz Bedor Jardim

Co-orientadora: Profª. Ma. Rosane Salete Sasset


RELATÓRIO DE ESTÁGIO: extensões agropecuárias

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Câmpus Colorado do Oeste, como parte das exigências para obtenção do título de Técnico em Agropecuária.

Aprovado em:

______________________________

Profa. Ma. Larissa Ferraz Bedor Jardim

Orientadora

______________________________

Profª Ma. Rosane Salete Sasset

Co-orientadora


Dedico este trabalho de conclusão de estágio em primeiro lugar ao meu Deus, pois sem ele nada é possível.

A meu pai, minha mãe e meus avós, pois sem a ajuda deles eu não estaria frequentando esta escola.

E a meus tios, amigos e professores que muito me auxiliaram, e apoiaram-me nestes anos de curso.


AGRADECIMENTOS

Agradeço, inicialmente, a Deus, ao apoio dos meus pais Claudemir Zequim e Maria Eridan Pinho e a minha avó Adelina Jacumasso Zequim. Durante todo o meu exercício de estágio, aos funcionários da IDARON de Colorado do Oeste (primeira etapa do estágio), Ismael Petry, Cleuza Almeida, Edilson Caldeira, Deusinei Rocha, Alexandra Alves e Francismar; e também aos funcionários da Agropecuária Cone Sul Colorado do Oeste (segunda etapa do estágio), Dalmo Ricardo, Valdir, Cleberson, Ronilson e Rodrigo Alves de Oliveira.

 Meus agradecimentos especiais a Valeria Oliveira e a José Robson de Lima por me conferirem os estágios na IDARON e na Agropecuária Cone Sul, aos médicos veterinários Murilo Saiki e Thiago Michel que me proporcionaram uma maior aprendizagem.  A minha professora orientadora Larissa Ferraz Bedor Jardim, e à co-orientadora Rosane Salete Sasset.

Sou grata ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Câmpus Colorado do Oeste por toda a formação social e profissional que me proporcionou.


“A conquista é um acaso que talvez dependa mais das falhas dos vencidos do que do gênio do vencedor.”

Anne Louise Germaine de Stãe


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        8

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO        10

2.1        CARACTERIZAÇÃO DO INSTITUTO        10

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        11

3.1        VAZIO SANITÁRIO DA SOJA        11

3.2        PRINCIPAIS DOENÇAS FISCALIZADOS PELO ORGÃO IDARON        11

3.2.1        AIE (ANEMIA INFECCIOSA EQUINA)        12

3.2.2        MORMO        12

3.2.3        VIGILÂNCIA ATIVA EM GRANJA DE SUÍNOS        13

3.2.4        FEBRE AFTOSA        15

3.2.5        BRUCELOSE        16

3.2.6        RAIVA        18

3.3        CONFERENCIA DE ESTOQUES DE FEBRE AFTOSA, RAIVA E RECEITUÁRIOS DE BRUCELOSE EM CASAS AGROPECUÁRIAS        20

3.4        INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO (IATF)        21

3.5        DIAGNÓSTICO DE GESTAÇÃO POR ULTRASSONOGRAFIA        21

4 CONSIDERAÇÕES        24

REFERÊNCIAS        25

APÊNDICES        26


  1. INTRODUÇÃO

Relatório de estágio supervisionado realizado na IDARON (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia) e na Agropecuária Cone Sul, ambas no município de Colorado do Oeste-RO com a finalidade de ampliar e adquirir conhecimentos sobre a área técnica em extensões agropecuárias, atividades estas necessárias em toda a região. Realizado entre os dias 07 a 17 de julho de 2014, com carga horária de 60 horas (primeira etapa) e do dia 07 a 30 de janeiro de 2015 com carga horaria de 160 horas (segunda etapa).

A agência Idaron conta com 15 funcionários entre Técnicos em Agropecuária, Veterinário, Engenheiro Agrônomo, Técnicos Administrativos, todos com o objetivo de atuarem na fiscalização agropecuária da região de Colorado do Oeste, além dos funcionários da limpeza, havendo várias ULSAVS espalhadas pelo estado de RO. A IDARON tem como foco de ação, principalmente, combate a doenças como a Febre Aftosa, Raiva, Mormo e AIE (Anemia Infecciosa Equina), também realiza emissão de GTAs e PTVs na ULSAV e atua também na fiscalização de vazio sanitário da soja, dentre outras ações.

As atividades desenvolvidas durante o período descrito foram: vigilância ativa em granja de suínos, fiscalização da salgadeira (abatedouro municipal), fiscalização reversa, vigilância PNEFA (Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa) em que foi feita a visita e monitoramento da Febre Aftosa nas fazendas da região, vigilância ativa Guia de Transporte Residual (GTR), atendimento e recepção de GTA (Guia de Transporte Animal) e PTV (Programa de Transporte Vegetal), além da fiscalização do vazio sanitário da soja, conferência de estoques de vacinas de febre aftosa e raiva e a conferência de receituários de brucelose nas casas agropecuárias do município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (254.8 Kb)   docx (290.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com