TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  18/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.725 Palavras (11 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CENTRO TÉCNICO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO RURAL ABAITARÁ

CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Cibely Ribeiro Moreira

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Pimenta Bueno-RO

Novembro/2017

Cibely Ribeiro Moreira

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de estágio curricular supervisionado apresentado ao Centro Técnico Estadual de Educação Rural Abaitará como requisito parcial para a obtenção do título de Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio.

Área de habilitação: Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio

Local de estágio:

Local 1-Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural CENTRER – Supervisor de Estágio: João Vilmar Rabel

Local 2-Piscigranja Boa Esperança – Supervisor de Estágio: MegumiYokoyama

Local 3- Agroindústria Frigo Machado – Supervisor de Estágio: Meire Merecino Machado Piazza

Professor Orientador de estágio: Daiane Oliveira Damasceno

Pimenta Bueno-RO

Novembro/2017                                                                    

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        5

2.1. CENTRER        5

2.2. PISCIGRANJA BOA ESPERANÇA        5

2.3. SUINOCULTURA E AGROINDÚSTRIA FRIGO MACHADO        6

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        7

3.1.CENTRER        7

3.2. PISCIGRANJA BOA ESPERANÇA        9

    3.3. SUINOCULTURA E AGROINDÚSTRIA FRIGO MACHADO        10

4. cONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14


  1. INTRODUÇÃO

Na vivência diária com os agricultores e agricultoras, o estagiário pode relacionar seus conhecimentos teóricos e práticos, de modo interdisciplinar, entendendo a importância das mais diferentes áreas do conhecimento (agronomia, biologia, matemática, linguagem, sociologia, história e outras) tanto no manejo de sistemas de produção quanto nas relações sociais. Nesse contexto integrador foi possível compreender os agricultores familiares como indivíduos que têm em seu cotidiano não somente técnicas agrícolas sustentáveis, mas também sentimentos vivenciados numa complexa maneira de interação homem/natureza

A Agroecologia, é uma forma de agricultura que preserva o meio ambiente, respeita a terra e o pequeno produtor rural e se preocupa em levar alimentos mais saudáveis para a mesa do consumidor.Ela preserva o meio ambiente porque não utiliza agrotóxicos, insumos e produtos que matam os organismos vivos do solo e contaminam a água, prejudicando também seres vivos que compõem este ecossistema.

A agroecologia está ligada a uma filosofia de respeito não apenas com o meio ambiente, mas também entre os seres humanos. Por isso, quem pratica sistemas agroecológicos tem como premissa pensar no coletivo e não apenas no individual; prioriza a atividade familiar e não a agricultura ostensiva.

Por abrir mão de agrotóxicos e outros produtos maléficos, garante produtos saudáveis e com mais qualidade na mesa do consumidor.

Estágio realizado pela acadêmica Cibely Ribeiro Moreira, regularmente matriculada no 2º ano do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio do Centro Técnico Estadual de Educação Rural Abaitará, localizado à RO 010, KM-32, Setor Abaitará, município de Pimenta Bueno, RO. A primeira etapa do estágio foi realizada no Centro de Treinamento da EMATER Ouro Preto Rondônia – CENTRERem 03 de abril e término em 18 de maiode 2017, totalizando 32 horas. A segunda etapa foi realizada na piscigranja Boa Esperança no período de 05 de junho á 09 de junho de 2017 comcriação de alevinos, localizada no município de Primavera de Rondônia, totalizando 40 horas. A terceira etapa foi realizada na Agroindústria Frigo Machado no período de 17 de julho a 21 de julhode 2017, com criação de suínos localizada no município de Rolim de Moura, totalizando 40 horas.

2.CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

2.1. CENTRER

A Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – EMATER-RO, com autonomia jurídica, administrativa, orçamentária e financeira, integrante da Administração indireta do Estado de Rondônia.

A EMATERcompete: planejar, coordenar e executar programas de assistência técnica e extensão rural;colaborar com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, e Regularização Fundiária na formulação e execução das Políticas de Assistência Técnica e Extensão Rural;estabelecer e desenvolver relações de troca de serviços e informações técnicas com os demais órgãos da administração direta e indireta da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária e órgãos federais afins;promover estudos, pesquisas, análises, perícias e divulgações técnicas, objetivando fornecer subsídios para estabelecer ou reformular normas técnicas e operacionais relacionadas com suas atividades (EMATER, sem data).

 O CENTRER (Centro de Treinamento da EMATER) fica localizado na BR-364, Ouro Preto do Oeste – RO, com unidades didáticas e produtivas na área animal e vegetal, entre elas, piscicultura, bovinocultura, ovinocultura, suinocultura, pomares, cafezais, canavial, entre outros

 

2.2. PISCIGRANJA BOA ESPERANÇA

A Piscigranja Boa Esperança iniciou suas atividades no ano de 1992, com a produção de alevinos para a venda em todo o estado de Rondônia, com o objetivo de aumentar a produção de peixes em cativeiros no estado. Em 1992 iniciou-se a produção de pirarucu com o intuito de preservar a produção dessa espécie. A produção iniciou com a compra de 5 matrizes dessa espécie e, posteriormente, a compra de alevinos vindos do Acre para a formação do plantel de pirarucu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (474.3 Kb)   docx (384.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com