TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme: A História das Coisas

Por:   •  9/9/2016  •  Seminário  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  1.399 Visualizações

Página 1 de 2

Quais as denúncias de custos econômicos e sociais que o  filme “A história das coisas”  apresenta?

O filme retrata “etapas de produção” que se configuram em Extração + Produção + Distribuição + Consumo + Tratamento de Lixo. Todo esse tipo de produção em uma sociedade atual como a nossa demonstra sérios problemas de consumo exagerado de bens materiais(como no exemplo do filme: o computador, que é feito para ter uma vida útil nos tempos atuais de no máximo 2 anos, para que a pessoa se sinta na necessidade de comprar um novo que seja mais ágil, pois, o que ela tinha já está ultrapassado) e o impacto que este tipo de consumo acaba exercendo também no meio ambiente.

O processo retratado de maneira bem explicativa vai passar por todo o processo do produto desde a sua extração da matéria, confecção do produto, venda e publicidade(que na maioria das vezes é passado para todos nós à  facilidade de compra e ideia de necessidade), até o momento em que vai parar nos galpões de lixo.

De forma ilustrativa, explica – se como os resíduos tóxicos presentes na confecção do produto causam não só ao meio ambiente, mas também à saúde da população em geral. Dependendo da matéria - prima, muitas vezes encontrada em abundância na natureza, porém utilizada de maneira irresponsável, altera não só as condições climáticas e ambientais como torna essa mesma matéria antes em abundância, muitas vezes, escassa. O que no filme passa a nossa necessidade de ficar comprando um produto por ele estar mais “moderno” e mais equipado, ou seja, uma versão mais atual.

Todo esse nosso consumo desenfreado vai interferindo gradativamente em questões como clima (como um dos exemplos temos o aquecimento global), desocupação territorial por interferência no clima ou relevo, na saúde pública, pelo aumento de substâncias tóxicas presentes nos alimentos e produtos que utilizamos em nosso dia a dia, e principalmente, pelo acúmulo de lixo não reciclado nos aterros, que contaminam o solo e a água, ou em outro caso pior, como mostra o filme, o do lixo que é incinerado lançando seus resíduos tóxicos diretamente no ar, aumentando a poluição e proliferação de doenças.

Unindo os fatores econômicos e sociais o filme cita exemplos de países desenvolvidos (o mais citado em dados os Estados Unidos) que vão explorar os recursos naturais e de mão de obra, mais baratas, de países subdesenvolvidos, ou seja, países de terceiro mundo, causando a destruição do meio ambiente e economia destes países.

O filme termina com uma importante reflexão que podemos fazer sobre: Sustentabilidade, zero resíduos, energia renovável e transformar este sistema linear e um ciclo aonde há uma harmonia entre produção, consumo e reciclagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com