TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Memórias de uma gueixa

Por:   •  30/9/2015  •  Artigo  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

Mémorias de uma Gueixa - Arthur Golden

Sinopse: "Memórias de uma Gueixa" é um romance fascinante, para ser lido de várias maneiras: como um mergulho na tradicional cultura japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem. Seu relato tem início numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde a menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, vamos acompanhar sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem; e a educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto do lado interno do pulso - armas e mais armas para as batalhas pela atenção dos homens. Mas a Segunda Guerra Mundial força o fechamento das casas de gueixas e Sayuri vê-se forçada a se reinventar em outros termos, em outras paisagens.

Narrado em primeira pessoa esse livro é um dos mais poéticos e melancólicos que provavelmente li na minha vida, é o tipo de leitura capaz de abrir uma ferida na alma, pois você sente a dor da protagonista. Ela narra seus medos e anseios de forma profunda e dolorosa.

Escrito por Arthur Golden, um americano, muitos podem estranhar o fato de um japonês não ter escrito o livro, mas no próprio livro o autor explica, ele conheceu a gueixa que lhe contou suas memórias e que lhe pediu para serem publicadas apenas após sua morte.

Chiyo Sakamoto nasceu em Yoroido em um vilarejo a beira-mar, morava em uma casinha bêbada (apelido que Chiyo deu a casa por parecer despencar para o lado), vivia como pai muito Idoso, a mãe e a irmã Satsu, sua vida era simples, mas tudo muda depois que sua mãe adoece o pai já havia perdido a primeira esposa e fica desnorteado ao perceber que teria que criar as duas meninas sozinho, e quando um conhecido propõe mandar as meninas para Kioto, ele faz a escolha que mudaria os destinos delas para sempre, ele as vende.

“O destino não é sempre como uma festa no fim da tarde. Às vezes é apenas lutar na vida, dia após dia”.

Em Kioto as irmãs são separadas e cada uma segue seu destino, Chiyo se torna criada em uma Okya (casa onde vivem as gueixas), onde é maltratada, explorada e humilhada por Hatsumomo que é uma gueixa de beleza exuberante, mas também uma mulher ambiciosa, perversa e invejosa, combinações perigosas, já sua irmã Satsu tem um destino ainda pior, torna-se prostituta.

Chiyo se prende a esperança de encontrar sua irmã mais velha e fugir, mas seus planos são descobertos e ela fracassa. Com 9 anos sua vida é cheia de sofrimentos, trabalhos e esperanças de um adulto, Hatsumomo se aproveita da inocência de Chiyo para fazer com que ela sempre se encrenque e acumule dívidas na Okya o que tornaria impossível sua liberdade ou um futuro como gueixa, tendo que assim apenas trabalhar para pagar suas dívidas.

Mas tudo muda no dia que ela conhece o presidente, ele se encantou por seus olhos e ela por ele, mas não sabia o que o futuro lhe aguardava.

“Era como uma criança andando na ponta dos pés ao longo de um precipício sobre o mar”.
Ao decorrer da história acompanhamos as transformações na vida de Chiyo, de garota inocente de um vilarejo de pescadores, para Sayuri (seu nome de gueixa) uma mulher inteligente, elegante e linda, seu sucesso na transformação em gueixa e suas lutas diárias para alcançar tal sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (298.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com