TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: O que é científico?

Por:   •  15/3/2016  •  Resenha  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 3

ALVES, Rubem. O que é científico? São Paulo: Loyola, 2007.

Introdução

O objetivo da ciência é buscar respostas para as coisas que podem ser conhecidas cientificamente, porém tem coisas que ela não consegue explicar mesmo sendo reais, como por exemplo, os sentimentos.

Redes e peixes

O científico parte daquilo que se pode ver e comprovar concretamente, é comparado a uma pescaria, por isso, torna-se algo limitado no seu rio do saber a ponto de que não deve ter nenhum tipo de mudanças, quando mais estático melhor e o que não pode ser conhecido pela rede da ciência , é algo inaceitável.

A mente é um estômago

O autor faz uma analogia, assim como o estômago digere o alimento, a mente guarda conhecimento para depois serem digeridos e expandidos pela memória, porém, a ciência não é capaz de digerir todos os tipos de informações que lhes são dadas, se não chegar ao seu alcance não é científico.

Jogos de palavras

A filosofia não é passar ideias já existentes e sim, conseguir formular suas próprias. Esse conhecimento é montado a partir de um olhar crítico e reflexivo onde não se permite que a inteligência fique presa apenas a um ideal, ao contrário, a ciência baseia-se em regras focadas em um determinado conhecimento, formulando assim o “não é científico” daquilo que não é conhecido.

O cientista fala

A ciência a partir do conhecimento e de suas teorias mostra por meio de palavras o que é verdade e que pode ser comprovado ou evidente. Assim sendo, sua linguagem pode ser entendida como certa ou errada no ponto de vista filosófico, o que é válido na ciência pode não ser na filosofia.

Dogmas

Uma pessoa que está convicta de um saber é ingênua ao acreditar que existe uma única verdade, pois tudo está em constantes mudanças e podem sofrer transformações. Apesar de a ciência afirmar que não possui dogmas ela está sendo pretensiosa mesmo sabendo que algumas coisas não são totalmente concretas, ela quer mantê-las como verdade.

Muitas linguagens

O autor afirma que a ciência é um jogo com regras preestabelecidas e predefinidas, tendo assim uma visão e usando a mesma como sempre a exata. Se não for usada como dogma, certamente a ciência terá maiores importâncias nas revoluções para melhorar a vida em sociedade.

Sofrenômetro

A ciência se preocupa em tornar a vida do homem mais produtiva e confortável, porém não entende a relação entre o homem e os objetos, não tem uma explicação concreta sobre os sentimentos.

O prazer

A construção do piano, assim como a ciência baseia-se na matemática para trabalhar o espaço físico e com isso, a qualitativa não é bem aceita por não poder ser medida com números ou experiências.

Parecer crítico

O livro é muito bom, pois trata de um assunto interessante e discutido no mundo inteiro, o conhecimento científico, e o que não é reconhecido pela mesma chama-se senso comum. A ciência nos trás muitas facilidades e comodidade na nossa vida, tornando-nos cada vez mais independentes, mas apesar de seus pontos positivos não devemos confiar cegamente, pois ela pode ser mudada a partir das constantes mudanças da realidade. A técnica de leitura, fichamento, resumo, pesquisa e resenha são ferramentas de grande importância para facilitar a elaboração de textos científicos, os mesmos têm por objetivo passar orientações metodológicas para aqueles que estão iniciando a carreira acadêmica, possibilitando assim, a produção científica de forma originária, para que não seja simples do saber já posto. Como futuros nutricionistas partimos do senso comum, mas que o mesmo deve ser derrubado a partir dos estudos, essa busca vai nos permitir chegar a um conhecimento científico que nos auxilie na compreensão da realidade para solução de casos dos pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com