TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto química fina

Por:   •  28/6/2019  •  Monografia  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 5

Aluna: Elma Silva Souza

Resenha do artigo “Química fina: sua origem e importância”, de João Valdir Comasseto e Alcindo Aparecido dos Santos

  1. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

COMASSETO, J. V.; SANTOS, A. P. dos. Química fina: sua origem e importância. Revista USP, São Paulo, n.76, p. 68-77, dezembro/fevereiro 2007-2008.  

  1. CREDENCIAIS DO AUTOR

        O Professor Dr. Alcindo Aparecido dos Santos é docente no Departamento de Química Fundamental do IQ-USP desde 2009 e recebeu o título de Livre-Docente em março de 2016. Bacharel em Química pela Universidade Federal do Paraná (1997), mestrado em Química pela Universidade Federal do Paraná (2000) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Paraná (2003); tendo como áreas de pesquisa as relacionadas com a preparação de compostos orgânicos, funcionais de selênio e telúrio com especial atenção para a preparação de agentes fluorescentes para diagnostico e compostos de Selênio e Telúrio bioativos, interceptores de entidades oxidantes endógenas tais como peróxido e hipoclorito.

        O Professor PhD João Valdir Comasseto é professor titular da Universidade Federal de São Paulo, Professor Titular Senior da Universidade de São Paulo e Pesquisador Senior do CNPq. Graduado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1972), mestrado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1975), doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1978), pós-doutorado pela Universidade de Colonia (1979-1980) e livre docência pela Universidade de São Paulo (1984); possui experiência em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: química de chalcogenios, síntese orgânica e biocatálise.

        O artigo “Química fina: sua origem e importância”, de Alcindo Aparecido dos Santos e João Valdir Comasseto, publicado em 2007-2008 na Revista USP, teve como objetivo trazer um histórico a respeito do desenvolvimento da química fina no mundo e no Brasil, assim como a sua importância e desafios para o seu avanço no Brasil, sempre correlacionando o campo com o contexto no qual está inserido.

  1. CONHECIMENTO

        Os autores do artigo postulam que é imprescindível que haja contínuo investimento na área da química fina, pois é uma área fortemente ligada à prosperidade econômica e ao desenvolvimento industrial de um país. Para contextualizar o argumento, no artigo é citado o caso da Alemanha, na qual teve uma Revolução Industrial tardia em comparação com as pioneiras Inglaterra e França, contudo, a Alemanha, por adotar uma política de fortes investimentos em pesquisas acadêmicas, através de suas instituições acadêmicas, propiciou que diversos pesquisadores alemães ganhassem o prêmio Nobel na área.

        No caso brasileiro o artigo levanta o histórico do início da pesquisa acadêmica na área da química fina e da implantação de sua indústria no Brasil. O atraso para o início da pesquisa acadêmica, a falta de uma gestão competente e a falta de recursos contínuos e suficientes são razões que explicam o porquê do Brasil estar aquém do desejado em termos de avanço científico na área. Um ponto importante que o autor levanta nesse contexto é a fraca ligação entre empresas e universidades, enfraquecendo a pesquisa acadêmica na área, afetando negativamente a competitividade, o que já levou diversas empresas brasileiras do ramo à falência anteriormente. Dessa forma, a indústria também é afetada, pois não há pesquisa de qualidade suficiente gerada que sustente um setor industrial forte no segmento, sendo as poucas que têm sucesso justamente aquelas nas quais investem de modo competente em pesquisa.

        O artigo trata sobre avanços e desafios da área da química fina no Brasil, apresentando um histórico do surgimento do campo, do desenvolvimento no país, sempre trazendo opiniões próprias acerca dos fatores relacionados. O artigo começa falando do surgimento da química como interesse do homem logo na introdução, do campo da química fina como uma subárea de extrema importância dentro da química, de seu histórico, de seu desenvolvimento no Brasil, de sua indústria no país, da interação universidade-empresa e finalmente coloca algumas perspectivas sobre o tema.

        Os autores optaram por focarem em uma abordagem mais introdutória e de levantamento histórico, sendo de fácil compreensão para leigos e alunos recém ingressos na área da química, apresentando linguagem simples e direta, não usando vernáculos mais específicos da química.

  1. CONCLUSÃO DO AUTOR

        No final do artigo o autor ressalta a importância da valorização da interação universidade-empresa no Brasil, apontando perspectivas de absorção por parte do setor industrial da mão-de-obra altamente qualificada disponibilizada pelo setor acadêmico e da massificação de laboratórios de pesquisa instalados em indústrias. Nesse contexto, o autor enxerga que o evento denominado “Escola Superior em Síntese Orgânica (Esso)” colabore para o avanço da síntese química no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com