TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre Vícios Metodológicos

Por:   •  9/11/2015  •  Resenha  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  1.203 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo sobre o texto 'Vícios Metodológicos' de Pedro Demo.

O artigo 'Vícios Metodológicos' de Pedro Demo, apresenta diversos dos vícios em textos científicos, o que torna o texto escrito em um texto qualquer. Discute desde os vícios mais comuns, teóricos aos metodológicos além de mostrar como se criar um bom texto.

Dos vícios mais comuns, é enfatizada a forma que muitos alunos enchem linguiça, tentando engrandecer o texto, isso ocorre muito em introduções e considerações finais, ele também ressalta que essas duas partes não são capítulos e sim uma apresentação e uma conclusão do que foi aprendido. Outro vício comum é a desorganização das ideias nos textos, isso leva a outros 3 problemas que são: Falta de ordem no texto, falta de foco no tema e assumir problemas muito grandes que tornariam o texto extremamente longo e ruim para o entendimento.

Em relação aos vícios teóricos, o autor fala sobre o problema de não saber o equilíbrio entre o excesso e a escassez da teoria, muitas vezes o aluno exagera em ambos os extremos tornando o texto bastante cheio de ladainhas ou com falta de fatos para comprovar as teorias. Acontece também de se usar muitas citações de outros autores tornando o texto um aglomerado de opiniões de outras pessoas faltando originalidade, o que nos leva a falta da habilidade de argumentar, de criticar ou ate mesmo de autocrítica, criando um texto cheio de informações mas sem opinião própria. O autor não encaminha o pesquisador para o que ele quer, apenas joga as opiniões de outros autores esperando que o pesquisador se vire para liga-las, por isso o texto fica sem lógica.

Segundo Pedro Demo, quando o aluno é pressionado pelo professor ele não saberia dizer qual seria a sua dialética, levando-o a uma inocência metodológica, portanto o principal erro cometido é justamente a falta de autocrítica. O vício metodológico faz com que o texto perca sua proposta de valor, não sendo digno de ser chamado de científico, mas sim de um texto qualquer. O fato de alguns colocarem o método científico como realidade, faz com que o texto seja fechado ao externo. As pesquisas, sendo empíricas ou científicas, não devem ser usadas de forma avulsa mas sim em conjunto, equilibrando o quantitativo com o qualitativo, trazendo ao pesquisador um bom fundamento teórico e metodológico.

Por fim o autor entrega um resumo de como seria um texto científico padrão, dividindo-o em 5 partes, sendo elas, introdução(onde se coloca o tema do texto), teoria(onde se coloca sua habilidade de argumentar), metodologia(onde fica a base epistemológica e seu tratamento e interpretação), análise(onde é realizada a hipótese) e a conclusão(onde é posto o achado de maior importância).

O texto se mostra um ótimo informativo do que se deve ou não fazer em um texto científico, trazendo ao leitor uma boa base de conhecimento caso queira criar um, guiando o leitor ao que seria um padrão aceitável de autor científico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com