TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme "A Missão"

Por:   •  14/7/2016  •  Resenha  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  1.369 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “A missão”, de 1986, nos mostra bem as diferenças entre a cultura indígena e a cultura católica. Ele via praticamente todos os europeus como vilões sem coração e todos os índios e jesuítas como pessoas boas.

Rodrigo Mendoza é um dos principais personagens da história, é tido como um homem cruel, era um mercenário mercador de escravos. Foi ele que causou a morte do próprio irmão, Felipe, devido a duelarem pelo amor da jovem Carlotta. Com a consciência pesada, resolveu pagar pelo seu pecado, tornando-se padre e partindo para viver na missão jesuíta, junto aos índios que tanto perseguia.

Outro personagem importante da trama é o padre Gabriel, um jesuíta de bom coração que lutou para defender os interesses indígenas ao lado de Fielding, mas que ao mesmo tempo tentou convertê-los para o cristianismo, no final do século XVIII.

Uma cena marcante do filme é a qual o padre Gabriel toca flauta, numa tentativa de fazer contato com os índios, o que ocasionalmente permitiu a comunicação entre povos distintos que possuíam idiomas também distintos.

Foi no primeiro contato com os índios que o padre Gabriel mostrou-se muito cuidadoso, estava corajoso, mas também tenso.

O filme aborda o estado de paz e pureza que a floresta possuía, com suas belíssimas cachoeiras, mas também a sujeira e a frieza da cidade.

Ficou claro na trajetória do filme que a Igreja trabalhou muito mais para fins políticos do que para defender a mensagem divina de amor e paz.

Rodrigo Mendoza e o padre Gabriel caminharam junto durante certo momento do filme, mas tomaram caminhos diferentes no final, porém em defesa da mesma causa.

Espanha, Portugal e a Igreja católica da região sul americana deixaram bem claro seus interesses políticos, que foram determinantes para que os nativos fossem exterminados, o que abriu espaço para a chegada dessas nações e a construção da civilização que vemos hoje em dia.

O filme nos deixa claro também que é possível, duas pessoas, mesmo que de formas diferentes, defenderem a mesma causa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com