TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme "A Onda"

Por:   •  11/11/2018  •  Resenha  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 2

O filme ‘’A Onda’’ narra a história de um professor do ensino médio, chamado Rainer Wenger. Ele é designado a dar aulas para uma sala de alunos com o tema: autocracia. Os alunos não conseguiam entender como regimes fascistas cometeram tais atrocidades no século XX. Wenger, então, decide expô-los a uma experiência na qual entrariam em contato com os “mecanismos” usados pela criação dos partidos, que foi crucial para a chegada desses regimes autoritários ao poder. Esses mecanismos consistem em: normas de conduta, disciplina, espírito coletivo, também a utilização de uniformes brancos para se identificarem com os membros do próprio grupo e o principal, que era um nome para o grupo, denominado de “A Onda”.

Não foi preciso mais que uma semana para a experiência ter saído completamente fora de controle de Wenger. Os membros do grupo começaram a ficar opressivos com os que não seguiam o lema e a os que se declaravam oposição. Os alunos, além de terem criado uma hierarquia própria, recrutavam novos membros para o grupo, o qual se expandiu da escola para as ruas.

O professor, então, decide acabar com o experimento, assim acabando com “A Onda”. Ao final, um aluno não aceita o fim do partido e, sentindo-se vazio, atira em si próprio, cometendo suicídio na frente do professor e demais alunos integrantes do experimento.

Baseado em fatos reais, o filme ilustra a história de um professor, Ron Jones, que fez a experiência como mostrado no filme com seus alunos. O fato ocorreu em uma escola na Califórnia, em Palo Alto, 1967.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com