TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

matemática - licenciatura

danielle raiser de sene

função social da escola

[pic 4]

Ivaipora

2016

danielle raiser de sene

função social da escola

Trabalho apresentado ao Curso Matemática - Licenciatura  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Sociedade Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais – Libras, Seminário da Prática I, Educação a Distância.

Prof. Wilson Sanches, Regina Celia Adamuz, Sandra C. Malzinoti Vedoato, Marlizete Cristina Bonafini Steinle

Ivaipora

2016

  1. INTRODUÇÃO

Neste referido trabalho, vai ser tratado a função social da escola, que consiste em disseminar a inclusão social e cultural no ambiente escolar, promovendo assim a diversidade em sala de aula, notando também a importância da cultura no ensino, e em como ambos são interligados.

  1. A ORIGEM DA FUNÇÃO SOCIAL NAS ESCOLAS

A partir da segunda metade do século XX foi estabelecida a aquisição do ensino obrigatório no Brasil, com isso houve um aumento considerável no numero de crianças e adolescentes frequentando o ambiente escolar, resultando assim em uma demanda maior de alunos por sala e turnos por turma, já que não havia escolas e nem professores suficientes para uma melhor distribuição.

A partir de então, a escola vem servindo como um caminho para o aluno buscar conhecimento, tanto intelectual quanto cultural. As crianças das periferias e as com menos recursos, muitas vezes não tinham acesso a escolaridade, apoio moral e muito menos perspectiva de uma vida melhor.

Segundo Freitag (1980, p 17) “a educação é responsável pela manutenção, preservação da ordem e do equilíbrio, e conservação dos limites do sistema social”.

Porém, com a obrigatoriedade do ensino, não havia mais seletividade para ingressar na escola, e:

“[...] Em épocas passadas, os progressos de seletividade escolar eram mais visíveis, como, por exemplo, a não oferta de vaga a todos ou os processos de reprovação nas séries iniciais, com a pressão dos órgãos centrais para a diminuição da reprovação e conseqüente repetência escolar, hoje, uma parcela significativa do alunado tem permanecido na escola sem que dela tenha usufruído, ou melhor, de forma ainda mais explícita, as crianças permanecem na escola, obtém registro de progressos escolar [...], mas praticamente nada aprendem. A quantidade de analfabetos funcionais é a comprovação mais evidente desse processo”. Bueno (2001, p 104)

Em contrapartida, desde então, a escola vem se mostrando um lugar extremamente importante na vida do aluno, pois é por meio dela que a criança se prepara para realizar seus projetos de vida, suas ambições e seus sonhos.

O professor e a escola têm um papel extremamente importante, propagam normas e valores que preparam o aluno para a vida em conjunto. É necessário ensinar o aluno a respeitar a opinião do outro, incentivar o bom relacionamento entre os indivíduos, reforçar o diálogo e o respeito mútuo, pois só assim estará se formando cidadãos de respeito.

  1. CULTURA E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS

A cultura, de diversas formas, faz parte do nosso cotidiano. Ela está em freqüente transformação e cada pessoa é responsável pela sua disseminação.

“[...] cultura é a herança social de uma comunidade humana, de valores e crenças com que explicam sua experiência, exprimem sua criatividade artística e se motivam para a ação”. Darcy Ribeiro (1972).

Cultura e educação são de certa forma, ligados. São fundamentais na socialização, capazes de alterar o modo de pensar de professores e alunos. Quando aderimos a cultura no meio escolar, estamos também deixando que o aluno se sinta inserido no processo educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com