TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Reflexiva Interdisciplinar

Artigo: Síntese Reflexiva Interdisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.894 Palavras (8 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 8

1 SINTESE REFLEXIVA 4

2 PROJETO DE ENSINO 5

2.1 PLANO DE AULA - NATUREZA E SOCIEDADE 6

2.2 PLANO DE AULA - ARTE E MÚSICA 7

2.3 PLANO DE AULA - LINGUAGEM ORAL E ESCRITA 8

2.4 PLANO DE AULA - MATEMÁTICA 9

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................10

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................11

SINTESE REFLEXIVA:

UMA ABORDAGEM INTEGRADA DA APRENDIZAGE

Quando integrarmos experiências cientifica com outras áreas do currículo, ajudamos para que a criança desenvolva seu desempenho mental. A medida que a criança vai adquirido esse conhecimento, suas vias neurológicas vão ficando mais sofisticadas em seus cérebros, aumentando assim, a retenção de conceitos. Crianças que apresentam diferentes talentos intelectuais provavelmente encontram aprendizagem mais significativa e emocionalmente.

A música de diversas formas leva a compreensão cientifica, pois ao ouvirmos uma musica nos trás fortes lembranças despertando o nosso sistema sensorial. Canções e baladas foram utilizadas para educar durante século, pois não existiam os livros e as escolas, assim nos mostra como a relação com a inteligência musical pode facilitar a aprendizagem e torná-la mais permanente.

A literatura amplia os conceitos científicos, associando-os à linguagem e imagens vividas, através de historias e poemas com base nas ciências as ideias cientificas ficam registradas nas mentes infantis à medida que as crianças encontram conhecimentos familiares em situações novas. Incentivar as crianças a escreverem ou a contarem suas próprias histórias e poemas promove a síntese criativa de fatos, fantasia e sentimentos que utilizam a inteligência linguística.

É importante oferecer atividades artísticas Para estimular as expressões intuitivas e criativa infantil, como desenhar , pintar e modelar para representar o que aprenderam, envolve a inteligência cinestesico-corporal. Algumas das sugestões artísticas incorporam materiais utilizados nas experiências cientificas, o que estimula o pensamento divergente, pois as crianças inventam novas formas de utilização dos materiais.

A dramatização permite que as crianças testem e apliquem as ideias cientificas, usando a imaginação. Como nos lembra Barbara Biber (1979) a dramatização vem sendo entendida como uma forma válida de aprendizagem desde o inicio da educação.

As experiências com os alimentos, por exemplo, usam o paladar e o olfato para fortalecer a lembrança de conceitos, determinados alimentos nos trazem lembranças que associamos a esses alimentos. Experiência cientifica ligada à ingestão de alimentos podem reforçar a retenção de conceitos, utilizando a inteligência cinestesico-corporal.

Sabemos que as aulas de campo muito favorece a relevância e validam a informação cientifica aprendida na escola. Ao reconhecer como a escola é importante pois o que lá aprendeu está sendo utilizado no mundo real , a criança se enche de orgulho e se sente cada vez mais incentivada a aprender. É essencial que o professor convide visitantes envolvidos em trabalhos que apliquem conceitos científicos que os alunos aprenderam. Assim, trazendo o campo cientifico para a escola. A natureza nos oferece muitas formas de inteligência cabe ao professor fazer a conexão entre a sala de aula e o mundo real.

Cabe ao professor promover a conexão entre conceitos, pois pesquisa em educação cientifica que têm aceitação enfatizam que compreensão de algo demanda sua integração com o conhecimento já existente (Bruer, 1993). A manutenção de conceitos através de sua aplicação e a ligação dos conceitos com conceitos anteriormente adquiridos, o que coloca a nova informação em um contexto maior, esses são dois métodos importante de integração de conhecimentos são menos diretos do que a integração de atividades. O professor deve ter a capacidade para planejar com antecipação sua aplicação, pois os tópicos a serem conectados devem ser apresentados de maneira ordenada, sempre que possível, assim as crianças se sentem auxiliadas a estabelecer por si mesmas as relações.

A relação entre a síntese reflexiva

“Uma abordagem integrada da aprendizagem”

e a historia “As tranças de Bintou”

Os dois textos nos proporciona uma ampla visão interdisciplinar com elementos que podem ser aproveitados para trabalhar conteúdos de diferentes áreas de conhecimento, como a arte e a musica podemos trabalhar as cores, as musicas daquela época, a matemática trabalhar com medidas, quantidades; a alfabetização com nomes próprios; e com a natureza e sociedade podemos trabalhar as paisagens, os animais.

A historia de Bintou nos favorece o trabalho interdisciplinar, pois ele é um texto rico de informações nos permitindo assim montar um projeto, onde iríamos trabalhar a cultura do povo africano, sua alimentação, seu idioma, a autoestima da criança observando o cuidado com suas vestes, penteados, o meio social e muitos outros valores, principalmente o respeito.

Atividades:

A partir da história de Bintou para área de Natureza e Sociedade:

Fazer a comparação com o meio em que vivia Bintou e o que vivemos hoje, mostrando a sua cultura e a sua crença, os trajes africanos, costumes e hábitos alimentares fazendo uma breve relação com os nossos, e o que temos na nossa cultura que nos foi transferido pelos africanos, Peça para as crianças organizarem as imagens. Observe o que elas conversam enquanto manuseiam as ilustrações. Pergunte por que acham que há diferenças culturais, por que os africanos assim como nós tem seu jeito próprio principalmente a questão do nome de cada um, como era escolhido, e por quem. Com o objetivo de levar a criança a conhecer diversas culturas e valoriza principalmente a sua, conhecendo assim a historia do seu nome. Avaliar durante a semana a preocupação de cada criança com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com