TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tapetes antiderrapantes para evitar acidentes

Por:   •  2/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral Santa Luzia

Alunas: Cauane Auler, Eduarda Eliza Zwirtes e Eduarda Kurmann Troes

Professor ª Orientador: Analice Tressoldi

Professor ª Co-orientador: Priscila Werner

Projeto: Tapete antiderrapante confeccionado com material reciclável

JUSTIFICATIVA

Nosso grupo escolheu esse projeto porque tem muitas pessoas, como idosos e crianças, que caem nos tapetes e se machucam. Por isso, decidimos fazer um tapete antiderrapante utilizando material reciclável, como pneu. Este material é encontrado facilmente, e além de poder ser utilizado na confecção dos tapetes também ajudará o meio ambiente, pois sabemos que este material leva anos para se decompor e é um grande proliferador de focos do mosquito da dengue.

PROBLEMA

Acidentes que ocorrem por meio de tapetes escorregadios, causando ferimentos, muitas vezes graves.

HIPÓTESES

Nosso grupo tem a ideia de fazer um tapete antiderrapante para evitar acidentes. Além disso, a proposta é ecologicamente correta, pois o material usado será a borracha dos pneus.

OBJETIVO

Nosso objetivo é criar um tapete com borracha de pneu para o fim de não escorregar quando for usado, pois muitas pessoas, como idosos principalmente, sofrem acidentes com tapetes em suas próprias casas.

REFERENCIAL TEÓRICO

Sobre os acidentes envolvendo idosos

     

Existem cerca de 21 milhões de idosos segundo o IBGE. Cair se e machucar é uma das maiores preocupações das pessoas da terceira idade.

   Dia 24 de junho será o dia da prevenção contra quedas, instituído por ser esta a causa de acidentes envolvendo pessoas com mais de 60 anos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 70% das quedas que envolvem idosos ocorrem dentro das casas. Além disso, cerca de 40% delas ocasionam algum machucado grave em especial no cérebro e na medula.

A dificuldade que os idosos podem ter durante uma caminhada, com passos mais lentos e arrastados, facilita escorregões e tropeço. Por isso a presença de tapetes se transforma em uma emboscada. O ideal é retirar todos os tapetes de casa, mas caso a pessoa não abra mão, ela deve optar pela versão antiderrapante.

   

Sobre o descarte de pneus

O descarte de pneus no meio ambiente é um grande problema ambiental especialmente por conta de seu elevado tempo de deterioração, causando poluição do solo e contaminação de áreas. Além disso, quando estão expostos à luz solar e às chuvas, os pneus começam a se desfazer tanto em líquidos como em gases, contaminando ecossistemas inteiros e a atmosfera.

Sabe-se, de acordo com estudos realizados, que um pneu demora em média até 600 anos para chegar à decomposição. Somente em nosso país são produzidos, em média, mais de 40 milhões de pneus por ano.

Para os mais de 56milhões de pneu vendidos no Brasil em 2005, somente 27milhões foram destruídos, conforme dados da ANIP, associação que representa as empresas do setor pneumáticos.

METODOLOGIA

Para fundamentar o nosso projeto, realizaremos uma pesquisa para levantamento de dados sobre a utilização de tapetes nas residências dos alunos do 1º ao 9º ano.

Em seguida, iniciaremos a confecção do tapete antiderrapante e ecologicamente correto. Usaremos um tapete que é julgado como liso e colaremos a borracha do pneu de forma que a peça se torne mais segura.

                                  CRONOGRAMA

09/04 - Elaboração do tema

09/04 - Elaboração da justificativa

10/04 - Elaboração do problema

15/04 - Elaboração das hipóteses

23/04 - Elaboração do objetivo

27/04 - Elaboração da revisão bibliográfica

29/04 - Elaboração do cronograma

29/04 - Elaboração dos recursos esperados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com