TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Para Pedagogia

Artigo: Tcc Para Pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  1.764 Palavras (8 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

ELINÉIA PENZO BARCELOS

PROJETO DE ENSINO

CONHECENDO MELHOR OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Antonio João

2013

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Escola Estadual Aral Moreira

Endereço: Rua Pantaleão Coelho Xavier

Local: Antonio João

Estado: Mato Grosso do Sul

Turma: 5º ano

Número de alunos matriculados na turma: 20 alunos

Turno: Vespertino

Diretor (a): Rita Lozano

Coordenador (a): Elizete Mendonça

Professor (a) : Lucymara Jara

Estagiário (a): Elinéia Penzo Barcelos RGM: 053.2731

Tema do projeto: Conhecendo melhor os Meios de Comunicação

Período de execução: ..... /...../2013 a ..... /...../2013

2 JUSTIFICATIVA

“Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos,

basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece

a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto.”

Fernando Hernández

A realização do estágio é imprescindível para o estudante de Pedagogia e futuro pedagogo, pois é o momento em que se conhece na prática a teoria aprendida até o momento, tudo o que se estudou durante esses semestres pode-se ser vivenciada através do estágio, é importante para se conhecer a realidade, e ter a certeza da profissão que escolheu para se tornar um profissional preocupado em oferecer uma educação de qualidade aos educandos.

O professor é um mediador do conhecimento e ele orienta os alunos a aprender adquirindo o seu próprio conhecimento, Davi e Grosbaum afirmam:

Antes, ao professor cabia apenas transmitir o conhecimento de forma pronta e acabada. Agora, se espera que ele seja o mediador entre seus alunos e o conhecimento, facilitando a aprendizagem. Seu principal papel é, pois, o de orientar e guiar as atividades dos alunos, levando-os a aprender, progressivamente, os conteúdos escolares, compreendendo seu significado e importância (DAVIS & GROSBAUM, 2002, P.81-82)

Faz-se necessario analisar o papel destas duas peças chaves do processo ensino aprendizagem: o professor e o aluno. O professor deve modificar sua postura frente aos questinamentos realizados pelo aluno, que hoje, é visto como um ser que contribui para sua aprendizagem de forma ativa, selecionando, assimilando, interpretando e generalizando informações acerca de seu meio fisico e social.

A escolha do tema para o projeto deu-se devido à importância dos meios de comunicação e a sua evolução, pois nos auxiliam a receber ou transmitir informações e desde que nascemos temos a necessidade de nos comunicar, ao longo da história o homem desenvolveu diversa formas para se comunicar tais como: sinais, desenhos, invenção de vários objetos para facilitar a comunicação e, acreditamos que através deste tema podemos contribuir para o conhecimento dos alunos, pois vivemos em um mundo que está em constante mudança e como educadores temos a oportunidade de despertar o interesse dos alunos para um melhor aprendizado.

Ao iniciar a aplicação do Projeto a acadêmica fará primeiramente o levantamento de conhecimentos prévios com os alunos, para que o tema realmente surta efeito na vida dos alunos é necessário que os seus conhecimentos prévios sejam valorizados. Será trabalhado as Disciplinas de Língua Portuguesa, onde será levado textos sobre os diversos meios de comunicação como é realizada a comunicação, para leitura e interpretação dos mesmos, Disciplina de Matemática, onde será trabalhado Problemas matemáticos envolvendo as quatro operações referente aos meios de comunicação, em História será trabalhado a Evolução dos Meios de Comunicação, desde os primórdios até os dias atuais, na disciplina de Geografia será trabalhado a localização dos países, estados e municípios descritos nos textos, levando o Globo Terrestre e mapas para a sala de aula, na Disciplina de Ciências, faremos uma aula prática, onde iremos visitar a rádio da cidade.

Essas atividades foram escolhidas porque é um tema interdisciplinar, pode integrar todas as disciplinas, e com as atividades que escolhemos poderemos transmitir aos alunos a importância da Comunição na vida de todos os indivíduos.

3 OBJETIVOS

3.1 Gerais

Destacar a importância que os Meios de Comunicação exercem na vida dos seres humanos.

Incentivar os alunos a realizarem pesquisas concernentes ao tema.

3.2 Específicos

Praticar a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

Identificar os diferentes meios de comunicação.

Pesquisar o significado de palavras novas relacionadas ao tema do projeto.

Pesquisar a história da evolução dos meios de comunicação e datas histórias.

Participar de atividades que ampliem a oralidade durante o debate ou diálogo.

Exercitar a expressão escrita sobre a importância e o impacto que a rádio localizada na cidade causa na sociedade.

Aprender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com