TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Pedagogia

Artigo: Tcc Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  9.482 Palavras (38 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 38

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

CAMPUS APROXIMADO DE CAMPOS NOVOS

ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

ANDREA LETÍCIA BRESOLA FERRO

DANIELE CAMILE PESSOLE SOUZA

RELATÓRIO:

APRENDENDO COM ATIVIDADES LÚDICAS

CAMPOSNOVOS

2013

ANDREA LETÍCIA BRESOLA FERRO

DANIELE CAMILE PESSOLE SOUZA

RELATÓRIO:

APRENDENDO COM ATIVIDADES LÚDICAS

Relatório de observação da disciplina de Prática e Investigação Educativa VI, do curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, com pré-requisito ao cumprimento das horas de prática necessárias para a conclusão do curso de Pedagogia.

Orientadora: Ms. Raquel Terezinha Sampaio

Campos Novos

2013

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS- ACHAS

CURSO DE PEDAGOGIA

Campos Novos (SC), 19 de outubro de 2013

Ilma Sra.

Raquel Terezinha Sampaio

DD. Professora de Estágio Curricular Supervisionado em Pedagogia II

Prezada Senhora

De acordo com a Resolução CNEP-CPI de 18-02-2002, do Conselho Nacional de Educação, que institui as diretrizes nacionais para o professor de professores de educação básica e com as normas instituídas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC vimos apresentar o Relatório de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, realizado no Centro Educacional Infantil José Carlos Pisani, Anos Iniciais do Ensino Fundamental realizado na Escola Municipal Santa Julia Billiart, e Estágio Supervisionado em Matérias Pedagógicas no Ensino Fundamental, realizado na Escola de Educação Básica Paulo Blasi, Campos Novos, SC para análise e aprovação.

Atenciosamente.

Andrea Letícia Bresola Ferrro Daniele Camile Pessole Souza

RESUMO

Este presente relatório apresenta os resultados da observação na escola Campo de estágio e realização da docência que teve duração de 20 horas que aconteceu no Centro Educacional Infantil José Carlos Pisani, no Maternal II com 24 alunos, em período integral e 20 horas nos Anos Iniciais Ensino Fundamental da Escola Municipal Santa Julia Billiart, no 2º ano com 25 alunos, período matutino e 15 horas na Escola de Educação Básica Paulo Blasi com 24 alunos do 1º06 do Ensino Médio nas matérias pedagógicas, período noturno. O tema abordado foi “Aprendendo com Atividades Lúdicas”, levando em consideração que em todas as faixas etárias devemos realizar atividades que estimulem o pensamento crítico e a socialização. Para a construção do presente relatório utilizemos de pesquisas bibliográficas, elaboração do projeto de pesquisa, observação na escola campo de estágio, planos de aula e respectiva análise da docência realizada. Aplicação do projeto ocorreu por meios de planos de intervenção que contemplavam dinâmicas e brincadeiras, buscando desenvolver aspectos cognitivos e motores que auxiliarão futuramente no processo de ensino e aprendizagem. Concluímos que ao trabalhar de maneira lúdica, proporcionado pelas atividades desenvolvidas neste período, realizemos fazeres pedagógicos significativos, mantendo os educandos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem levando-os a estruturar e sistematizar idéias expressando-se para ser um cidadão crítico e consciente de seu papel social.

1. INTRODUÇÃO

Este presente relatório apresenta os resultados da observação na escola Campo de estágio e realização da docência que teve duração de 20 horas que aconteceu no Centro Educacional Infantil José Carlos Pisani, no Maternal II com 24 alunos, em período integral e 20 horas nos Anos Iniciais Ensino Fundamental da Escola Municipal Santa Julia Billiart, no 2º ano com 25 alunos, período matutino e 15 horas na Escola de Educação Básica Paulo Blasi com 24 alunos do 1º06 do Ensino Médio nas matérias pedagógicas, período noturno. O tema abordado foi “Aprendendo com Atividades Lúdicas”, levando em consideração que em todas as faixas etárias devemos realizar atividades que estimulem o pensamento crítico e a socialização.

Devem-se estabelecer vínculos afetivos e de troca com os adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social, articulando seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.

O educando deve observar e explorar o ambiente com atitudes de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, e valorizando atitudes que contribuam para a sua conservação. Brincando, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades, o educando expressa suas vontades perante a sociedade, enriquecendo assim, cada vez mais a sua capacidade expressiva.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Educação Básica é composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O objetivo da Educação Básica é assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores [LDBEN Art. 21 e 22]. Dois são os principais documentos norteadores da Educação Básica: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com